17% das empresas de Setúbal foram constituídas no último ano

17% das empresas de Setúbal foram constituídas no último ano e os dados do Insight View, destas novas empresas, 41% estão no setor dos serviços, 15% na construção e 14% nos transportes.
Em 2023, as estatísticas empresariais no distrito de Setúbal mostraram variações relevantes. A criação de novas empresas aumentou 7%, evidenciando um ambiente favorável ao empreendedorismo. As dissoluções de empresas caíram 45% e as insolvências registaram uma diminuição de 7% em comparação com o ano anterior, indicando uma maior estabilidade entre as empresas existentes.

A região de Setúbal, que abrange 13 concelhos, representa 7% do total das empresas portuguesas que reportaram as suas contas. A diversidade empresarial é evidente, com Almada, Seixal e Setúbal a serem os concelhos com maior concentração de empresas, contabilizando 23%, 18% e 15%, respetivamente. Seguem-se Palmela (8%), Montijo (7%) e Barreiro (6%). Os restantes concelhos somam 22% do total.

O tecido empresarial é composto maioritariamente por microempresas, que constituem cerca de 90% do total das empresas em Setúbal. Apesar de pequenas, estas empresas desempenham um papel crucial na economia local, representando 10% da faturação total. As pequenas empresas também têm um impacto significativo, correspondendo a 9% do número total de empresas e contribuindo com 18% da faturação global. As empresas de média dimensão representam cerca de 1%, mas respondem por 12% do volume de negócios do distrito. As grandes empresas, embora sejam apenas 80, têm um peso considerável na faturação, sendo responsáveis por 60% do total.

A distribuição das empresas de Setúbal por setor de atividade é bastante diversificada, com 44% das empresas a operarem no setor dos serviços, que representam apenas 9% do volume total de negócios do distrito. Os setores mais destacados incluem a indústria, que embora represente apenas 5% do total de empresas, é responsável por 37% da faturação global, e os setores classificados como “Outros” (27%), que lideram em volume de negócios com 39% do total. Estes dados destacam a importância dos setores menos tradicionais na economia de Setúbal. 

No que diz respeito à antiguidade das empresas, as constituídas no último ano correspondem a 17% do total das empresas de Setúbal. Entre estas, 41% estão no setor dos serviços, 23% no setor “Outros”, 15% na construção e 14% nos transportes. As empresas constituídas nos últimos cinco anos correspondem a 42% do total de empresas de Setúbal, mas faturam apenas 8% do volume total de negócios. As empresas fundadas há seis a dez anos representam 19% do total, com uma faturação de 10% do distrito. As empresas com 11 a 15 anos de existência representam 11% do total e contribuem com 8% do volume de negócios. As empresas com 16 a 25 anos constituem 15% do total e faturam 19% do volume de negócios do distrito. Por fim, as empresas com mais de 25 anos correspondem a 13% do total e representam 55% da faturação global.

Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.