120 alunos de Setúbal fazem batismos de mergulho no Kids Dive

O projeto de educação ambiental Kids Dive permite a 120 alunos de quatro escolas de Setúbal a fazerem batismos de mergulho e a participarem em workshops, que compõem a segunda das quatro atividades do programa.

O Kids Dive, promovido pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, é um projeto de âmbito nacional para alunos com idades entre os 8 e os 17 anos, concretizado em colaboração com várias entidades, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, que financia as atividades realizadas com os alunos do concelho.

Este ano, a Câmara de Setúbal duplicou o número de alunos e de escolas envolvidas relativamente à edição de 2022. O projeto abrange agora alunos do 4.º ano da Escola Básica dos Arcos e da Escola Primária Santa Ana, privada, e do 8.º ano da Escola Secundária Dom Manuel Martins e da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago.

Estes estabelecimentos foram selecionados por estarem envolvidos no programa Escola Azul, destinado a desenvolver a literacia dos oceanos em crianças e jovens, do qual o município de Setúbal é parceiro.

A segunda atividade esta a decorrer em dois dias, 1 e 8 de fevereiro, com os alunos, divididos em grupos de 20, a terem um batismo de mergulho na Piscina das Palmeiras e a participarem em dois workshops de sensibilização ambiental na Escola Secundária de Bocage, realizados com o Jardim Zoológico de Lisboa e a Associação Portuguesa de Lixo Marinho.

Na piscina, além de fazerem o batismo de mergulho, os alunos cumprem um percurso subaquático ao longo do qual participam numa série de jogos com o objetivo de promover a sustentabilidade e a proteção do oceano, bem como alertar para riscos ambientais.

A edição deste ano começou com visitas guiadas ao Oceanário de Lisboa, em 9 e 11 de janeiro, e tem como terceira atividade, em 20 e 21 de abril, uma saída de campo com biólogos marinhos para a zona entre marés da Praia de Alpertuche, na Arrábida, com o objetivo de alargar o conhecimento sobre a biodiversidade do Parque Marinho Luiz Saldanha.

A edição deste ano letivo do projeto em Setúbal encerra com o seminário Kids Dive Summit, a realizar em princípio no início de junho, no qual os biólogos e os alunos participantes fazem apresentações sobre o trabalho desenvolvido.



A primeira edição do Kids Dive em Setúbal, no ano letivo 2020/2021, realizou-se em formato virtual, devido à pandemia, enquanto a segunda, em 2021/2022, contou com 60 alunos dos agrupamentos de escolas Sebastião da Gama e Luísa Todi.



O Kids Dive fomenta a literacia sobre os oceanos e procura alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa.



Em simultâneo, o projeto promove a abertura e o conhecimento do mundo subaquático a crianças e jovens através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado nos princípios de “aprender fazendo” e de “conhecer para preservar”.