Setúbal recebe Eurovision Live Concert: Oitava edição tem entrada livre no auditório José Afonso

 O concerto do Festival Eurovisão da Canção regressa este ano ao Auditório José Afonso, contando com um programa musical eclético, composto por artistas nacionais e estrangeiros que se destacaram em várias edições do evento europeu.

A 8.ª edição do Eurovision Live Concert – Portugal 2016, evento com estrelas da música eurovisiva, vai realizar-se este sábado, doa 10 de Setembro, pelas 21.30 horas, no auditório José Afonso, com entrada gratuita.

O evento que conta com várias estreias e também regressos, apresenta Michal Szpak (Polónia, vencedor do X Factor deste páis), Barei (Espanha), Filipa Azevedo (Portugal), Maya Sar (Bósnia & Herzegovina, que deverá garvar um faixa do seu novo álbum no estúdio musical da Caa da Cultura), Compact Disco (Hungria), Tomas Thordason (Dinamarca), e Andrius Pojavis (Lituânia). Rui Andrade & Legacy, Carla Ribeiro, Ana Luísa Cardoso, Gerson Santos e os Vision Ensemble são convidados especiais no concerto, no qual actuará também Catarina Guinout, sobrinha da cantora Maria Guinout, que é homenageada pela organização. A vencedora, em 1984, do Festival RTP da Canção, atravessa graves problemas de saúde.

O Eurovision Live Concert – Portugal 2016, organizado pela Deriv@Status – Associação, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a OGAE Portugal e com o apoio de várias entidades, é “uma referência para muitos turistas conhecerem e desfrutarem” de Setúbal e da região, disse Pedro Pina, vereador da Cultura da autarquia sadina.

“É com grande satisfação e agrado que recebemos mais um Eurovision Live Concert, evento que continua a ganhar espaço na programação cultural da cidade”, disse Pedro Pina, na apresentação da iniciativa, na passada terça-feira, dia 6 de Setembro, na Casa da Cultura.

Por sua vez, Guilherme Santos, da Deriv@Status, afirmou que o cartaz musical desta edição “é muito equilibrado”, com um misto de músicos nacionais e estrangeiros, uns que se estreiam na festa eurovisiva realizada em Setúbal, única em Portugal, outros que repetem uma participação.

Questionado sobre o regresso ao auditório José Afonso, Guilherme Santos disse que “é o local no qual nasceu o Eurovision Live Concert”. “Vai ter uma decoração muito bonita, que só ali é possível de fazer, e um ecrã gigante”.

Adiantou igualmente que este ano “triplicou o número de estrangeiros a procurar a organização para participar no evento”.

Guilherme Santos avançou também que esta edição, orçada em cerca de 24 mil euros, presta homenagem à OGAE Portugal. “Com os poucos recursos, a associação continua a apoiar o evento setubalense e a promover a música eurovisiva, pelo que esta é uma justa homenagem.”

Uma das regressadas é Filipa Azevedo, representante de Portugal em 2010. “Foi a última portuguesa a marcar presença na fase final do Festival Eurovisão da Canção e, por isso, faz todo o sentido estar em Setúbal”, acentuou Guilherme Santos, ao apontar também os nomes de Rui Andrade, Carla Ribeiro e Gerson Santos. “São três amigos com presença assídua.”

O Eurovision Live Concert – Portugal 2016, terá uma dupla de apresentadores, constituída por Natália Abreu e Deban Aderemi, jornalista especialista em matérias culturais, em particular o Festival Eurovisão da Canção.

O programa do Eurovision Live Concert – Portugal 2016 inclui, como habitualmente, uma receção de boas-vindas aos artistas, convidados e jornalistas que acompanham o evento, aberta ao público, festa a realizar na sexta-feira, com início a partir das 21h30, no Café das Artes da Casa da Cultura.

No sábado, depois do concerto no Auditório José Afonso, há uma afterparty no Suave’s Lounge, enquanto no domingo a organização dinamiza um programa cultural que dá a conhecer o património natural e humano da região de Setúbal, com visitas a vários espaços da cidade, a Azeitão e à Arrábida.