Programa Comemorativo do 25 de Abril

ALCÁCER DO SAL

 “Anjos” e Feist” em concerto

Alcácer do Sal celebra as comemorações do 43.º aniversário do 25 de Abril com várias iniciativas desportivas, de cultura e de lazer. Um pouco por todo o concelho realizam-se várias actividades, com destaque para o concerto inédito com os “Anjos “ e irmãos  Feist”.

A cidade vai receber na noite de 24 para 25 de abril, um concerto junta pela primeira vez em palco o maestro Nuno Feist e o seu irmão Henrique e os irmãos Nelson e Sérgio Rosado, da banda “Os Anjos”, num espectáculo que promete surpreender.

Nelson Rosado confirma a expectativa afirmando que “será de facto um espectáculo único e exclusivo, pois quer nós (Anjos) quer os Feist, apesar de já levarmos uns anos desta vida de canções, estamos ainda numa fase bastante activa nas nossas carreiras, nós por um lado com um novo CD que vai sair ainda este ano assim como o início de uma nova tour, e os Feist com o teatro, musicais e projectos especiais em que participam”.

“Em palco irá estar uma banda com 11 músicos (também aqui numa formação inédita), eu diria que estão reunidos os ingredientes para que esta seja a noite que todos queremos, memorável”, adianta o artista, salientando que a ideia do concerto surgiu de um repto lançado pelo presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença.


ALMADA – Praça da Liberdade

Camané e The Gift em Almada

Dois nomes fortes da música portuguesa vão estar em Almada para celebrar o 25 de Abril, num concerto gratuito na praça da Liberdade, na véspera do dia da Revolução, pelas 22 horas.

No ano em que se assinalam 20 anos sobre a edição de “Uma Noite de Fados”, Camané regressa com um disco novo. “Infinito Presente” é o título do aguardado novo registo deste fadista e o seu primeiro disco em cinco anos. José Manuel Neto na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença na viola e Paulo Paz no contrabaixo.

À meia-noite realiza-se um espetáculo de fogo-de-artifício, seguindo-se o concerto, com os The Gift. O grupo português apresenta “Altar”, um sonho tornado realidade, produzido pelo icónico Brian Eno e misturado por Flood. Um disco que, ao vivo, se transforma num espectáculo que convida o público a dançar e a vibrar.


BARREIRO

Pedro Abrunhosa promete grande concerto

O concerto com Pedro Abrunhosa e Comité Caviar, o desfile da liberdade e o hastear de bandeiras nos Paços do Concelho são os destaques do programa comemorativo 43º aniversário do 25 de Abril de 1974, promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, juntas de freguesia e movimento associativo. O programa foi apresentado recentemente, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e por Mónica Duarte, directora do Departamento de Desenvolvimento Sociocultural.

“Abril é presente e futuro”, disse o presidente da autarquia, salientando que os valores de Abril, além de integrarem a Constituição da República, influenciam o futuro colectivo do país.

“Diversidade, criatividade e envolvimento” fazem parte da construção do programa comemorativo, dirigido a todos os escalões etários, disse o autarca.

Carlos Humberto de Carvalho apelou à participação da população nas múltiplas iniciativas.

Já Mónica Duarte destacou o envolvimento das freguesias e do movimento associativo, em conjunto com a câmara, na realização de iniciativas comemorativas da Revolução dos Cravos. Além das actividades previstas para a noite de 24 de Abril e a manhã de dia 25, realçou as actividades desportivas, culturais e as dirigidas à comunidade educativa que compõem o vasto programa.

A responsável destacou ainda a inauguração da exposição ’80 anos do abastecimento público de água”, no dia 22 de Abril, pelas 16h00, no Espaço Memória, sito na rua 17, nº 10, Parque Empresarial do Barreiro. A mostra patente até ao final do ano é um convite a descobrir ou relembrar antigos poços, fontanários e chafarizes que fazem a história do abastecimento público de água no concelho. Ano após ano, esta mostra desvenda de forma histórica e ilustrada os avanços e o empenho com que o poder local estabeleceu compromissos de qualidade com as populações.

No dia 24 de Abril, pelas 20h30 terá lugar o desfile da liberdade. A concentração dos participantes está prevista na avenida de Santa Maria.

À noite, às 22h00, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, sobem ao palco montado no Parque da Cidade. A entrada é livre. “ Falo de mim através das vozes de outros e transponho-me para os outros usando a minha própria voz. Ao longo de todo este tempo, diria quase desde que me conheço enquanto músico, procurei melhorar a simplicidade daquilo que verdadeiramente me fascina: escrever canções”, refere o artista portuense.


MOITA

Jorge Palma e Sérgio Godinho dão espectáculo

A Câmara Municipal da Moita, as juntas de freguesia e o movimento associativo prepararam um vasto programa de iniciativas, que decorre entre 8 de Abril e 1 de Maio para celebrar os 43 anos de liberdade e democracia.

O espectáculo comemorativo do 25 de Abril estará a cargo de Jorge Palma e Sérgio Godinho que sobem ao palco do largo das Festas, em Alhos Vedros, no dia 24, pelas 21h30, para apresentarem o seu espectáculo “Juntos”. Jorge Palma e Sérgio Godinho, dois amigos de longa data, juntam-se para interpretar músicas de ambos a duas vozes. A primeira parte deste espectáculo é da responsabilidade de Valu, uma artista que se inspira nos cantores de intervenção e que é, segundo a própria, uma “pessoa de 77 com espírito de 74 e os olhos postos na contemporaneidade”.

Como em anos anteriores, a Piscina Municipal de Alhos Vedros abre as suas portas durante 25 horas consecutivas para mais um “25 Horas a Nadar”. Das 18h00 de dia 24 às 19h00 de dia 25, vão decorrer diversas actividades desportivas, como campeonatos e torneios, aulas de hidroginástica e natação livre. Haverá ainda demonstrações das actividades promovidas na Piscina Municipal durante o ano letivo.

No dia 25 de abril, a Câmara Municipal da Moita organiza o grande desfile da liberdade na vila da Moita, em que participam autarquias, movimento associativo do concelho e população em geral. A concentração para o desfile está marcada para as 10h00, no largo do Mercado e rua Dr. Alexandre Sequeira.


MONTIJO

Carlos Alberto Moniz apresenta “Canções de Abril”

Montijo vai assinalar o 43.º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de actividades culturais, desportivas e institucionais.

O programa de comemorações inicia no dia 22 de Abril (sábado), às 16h00, com a inauguração da exposição colectiva “Montijo – Visões do Espaço Urbano”, na Frente Ribeirinha. A mostra é constituída por trabalhos nas áreas da fotografia, pintura e desenho, constituindo uma multiplicidade de olhares sobre a cidade.

Ainda no dia 22 de Abril, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, às 16h30, os mais novos (8 aos 13 anos) e as suas famílias vão poder participar na oficina pedagógica “Telefonia de Abril”. A contadora da história não viveu o 25 de Abril, mas para o contar andou a recolher memórias aqui e ali, sons, cartas, poemas e depoimentos que agora junta para conhecer e passar testemunho do como e porquê da revolução. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do número 212 327 882.

No dia 24 de Abril, às 21h30, o palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida recebe o espectáculo “Canções de Abril”. Carlos Alberto Moniz compôs e produziu para este espectáculo canções inéditas e dirigiu musicalmente novos arranjos para as mais conhecidas músicas da revolução. José Afonso, Manuel Alegre, José Gomes Ferreira, Fernando Lopes, Sophia de Mello Breyner e José Mário Branco são apenas alguns dos autores homenageados no concerto “Canções de Abril”. A entrada é gratuita (oferta de dois convites por pessoa).

No dia 25 de abril, Dia da Revolução, as comemorações vão iniciar com o habitual hastear da bandeira, às 9h00, no edifício dos Paços do Concelho. De seguida, às 10h00, será o arranque da “IV Corrida e Caminhada da Liberdade”. Com partida da praça da República, dezenas de pessoas vão participar nesta prova que é já uma referência nas comemorações do 25 de Abril em Montijo. A participação é gratuita, mais informações através do email desporto@mun-montijo.pt.

A nível desportivo, à “Corrida de Caminhada da Liberdade” vai juntar-se o “XII Passeio de BTT Rota Saloia”. Promovido pela Academia Desportiva, Infantil e Juvenil Bairro Miranda com o apoio da Câmara Municipal do Montijo, a partir das 9h30 a prova vai percorrer os trilhos rurais da localidade de Alto Estanqueiro-Jardia. Inscrições e mais informações através do email academiabairromiranda@hotmail.com.

Para finalizar as comemorações da Revolução dos Cravos, no dia 25 de Abril, a partir das 16h00, terá lugar a Sessão Solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A cerimónia contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta e de representantes da presidente da Assembleia Municipal do Montijo e dos partidos políticos com assento na assembleia municipal.


PINHAL NOVO

Chaimite instalada na zona sul

A Câmara Municipal de Palmela vai proceder, no dia 23 de Abril, às 10h30, à instalação da viatura militar Chaimite V-200, símbolo da Revolução de 1974, na rua Infante D. Henrique, em Pinhal Novo, no âmbito das comemorações do 43.º aniversário do 25 de Abril.

Esta instalação, que surge de uma parceria estabelecida com o Exército Português, faz parte, também, de um objectivo mais amplo de requalificação urbana da zona sul da vila.

O Chaimite V-200 assumiu protagonismo histórico no 25 de Abril, sendo parte integrante da sua imagética. O capitão Salgueiro Maia saiu num chaimite de Santarém para Lisboa, onde tomou os ministérios do Terreiro do Paço e o quartel da Guarda Nacional Republicana, no Carmo.

O veículo “Bula”, numa operação liderada, também, por Salgueiro Maia, transportou o presidente do Conselho de Ministros, Marcello Caetano, do Quartel do Carmo, onde se rendeu ao Movimento dos Capitães, antes de partir para o exílio – rendição que marcou a queda do Estado Novo.

Fabricado em série, em Portugal, a partir de 1966, tendo por modelo o V-100 americano, o Chaimite V-200 é uma viatura auto-blindada porta metralhadora, que se destinava ao transporte de tropas e tinha capacidade para 11 pessoas. Os Chaimite voltaram a ser usados em exercícios e instrução e, nos anos 90, estiveram ao serviço no Kosovo e na Bósnia. Um veículo análogo ao que passará a estar em Pinhal Novo encontra-se em exposição no Museu do Combatente, em Belém.


SEIXAL

Deolinda e Agir dão música

Em 2017, o Seixal comemora o 43.º aniversário do 25 de Abril com quatro dias de concertos ao ar livre, de entrada gratuita, a terem lugar na frente ribeirinha.

Deolinda e Agir são dois dos nomes bem conhecidos do público que marcam presença no Seixal no dia 24 de Abril, pelas 22 horas, na frente ribeirinha.

Os “Ossos do Ofício” e os “RAMP”, duas bandas oriundas do concelho, fazem também parte do programa, com concerto marcado para amanhã, dia 21 de Abril, às 21.30 horas, no mesmo local.

Para os mais novos, destaque para a actuação de “O Mundo da Sara”, e para as pinturas faciais que não poderiam faltar. No dia 25 de Abril, terá ainda lugar, às 11.30 horas, a inauguração da praça central da Torre da Marinha.


SETÚBAL

Paulo de Carvalho dá concerto na praça de Bocage

Os 43 anos do 25 de Abril são assinalados em Setúbal com um programa organizado pela câmara municipal, juntas de freguesia e o movimento associativo, que inclui actividades de âmbito cultural, social e desportivo.

A noite que antecede o Dia da Liberdade começa com um concerto de Paulo de Carvalho a 24 de Abril, às 22h00, na praça de Bocage, a que se segue, às 23h30, uma intervenção da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira. A partir das 23h45, realiza-se uma arruada pelas ruas da Baixa e às 24h00 há um espectáculo pirotécnico que dá as boas-vindas ao dia 25 de Abril. Às 00h15, a arruada segue até às instalações da Sociedade Musical Capricho Setubalense, para um concerto de música popular portuguesa.

No dia 25, logo pela manhã, os Paços do Concelho são palco das cerimónias comemorativas da Revolução dos Cravos, iniciadas às 09h00 com o hastear da bandeira, a que se segue, meia hora depois, uma sessão solene da Assembleia Municipal. No final, há um apontamento musical pelo grupo de percussão Sant’Iago Olodum, do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago.

Às 11h30, na placa central da Avenida Luísa Todi, decorre uma cerimónia evocativa com deposição de flores no Monumento à Resistência, iniciativa organizada pela autarquia em conjunto com a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses. Uma hora depois, tem início um périplo do executivo municipal pelas actividades dinamizadas nas freguesias do concelho.

Também a 25, o Centro Ciclista Azeitonense organiza a prova de ciclismo de estrada “Comemorações do 25 de Abril”, que percorre as ruas de Azeitão durante o dia, enquanto a Juventude Azeitonense dinamiza o “Torneio Hóquei em Patins 25 de Abril”, no pavilhão gimnodesportivo do clube. Já o campo municipal de jogos da Cova da Canastra é palco do torneio de futebol “Sindicato Foot”, organizado pelo Grupo Desportivo e Recreativo “O Sindicato”.

Acções de sensibilização e esclarecimento sobre o 25 de Abril para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico são dinamizadas entre Abril e Maio pela URAP e pela autarquia.

“Mas Quem Vencer esta Meta, que Diga se a Linha é Recta” é o título da mostra que junta as 14 capas dos álbuns de estúdio de Zeca Afonso, patente na Galeria de Exposições da Casa da Cultura. De “Baladas e Canções”, de 1964, a “Galinhas de Mato”, de 1985, passando por “Coro dos Tribunais”, de 1974, a criatividade de Zeca e dos designers José Santa-Bárbara, Alberto Lopes, João de Azevedo e José Brandão. A exposição, organizada numa parceria do atelier DDLX com a autarquia, pode ser visitada até 2 de Maio, de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, sexta e sábado das 10h00 à 01h00 e domingo das 10h00 às 20h00.

Até 25 de abril, a Câmara Municipal e a URAP promovem o “Ciclo de Cinema de Abril”, com sessões sempre a partir das 14h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

No dia 22, às 16h00, é inaugurada, na Galeria Municipal do 11, a exposição “Ouro Azul”, de pinturas e esculturas de Carlos Pé-Leve. A mostra pode ser visitada até 20 de Maio, de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e ao sábado das 14h00 às 18h00.

Também a 22 de Abril, a sede da União Setubalense acolhe, durante todo o dia, o “Open Nacional do 25 de Abril”, dinamizado pela colectividade em parceria com a Federação Portuguesa de Damas.