Centenas de romeiros a caminho de Viana do Alentejo: Romaria a Cavalo parte da Moita no dia 26 de Abril

Desde da Moita a Viana do Alentejo são cada vez mais as centenas de fiéis romeiros que participam na Romaria a Cavalo, que este ano está marcada entre 26 e 30 de Abril. A vila alentejana enche-se de cor e vida com música e muita animação. O padrinho do evento é o actor setubalense Luís Aleluia, o eterno “menino Tonecas”.

 A XVII Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo começa na próxima quarta-feira, prolongando-se até domingo, dia 30 de Abril. Durante cinco dias, centenas de romeiros percorrem um percurso de 150 quilómetros (Km), com partida da Moita, passando por Poceirão, Casebres, Alcáçovas, terminado em Viana do Alentejo, onde está o imponente santuário de Nossa Senhora d’Aires, de culto Mariano.

Os romeiros concentram-se na véspera, no feriado do 25 de Abril, junto ao pavilhão Municipal de Exposições da Moita, a partir das 14 horas. À noite, haverá animação musical com Nélio Pinto, no mesmo local.

A partida está marcada para as 9.30 horas, depois da bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Igreja Paroquial da Moita, com destino ao Poceirão, com chegada prevista às 17 horas. O acolhimento dos romeiros será feito na Paróquia do Poceirão, pernoitando nesta localidade do concelho de Palmela.

No dia 27 de Abril, os romeiros partem pelas 8.30 horas, havendo uma paragem às 10 horas, sendo acolhidos pela Paróquia da Landeira. A chegada a casebres está prevista para as 17 horas, havendo uma cerimónia religiosa na paróquia local, pernoitando na Herdade da Cooperativa.

No dia 28 de Abril, a saída é às 8.30 horas, com destino a Alcáçovas. Ao meio dia haverá cerimónia religiosa na Paróquia de São Cristóvão. Os romeiros pernoitarão neste local e terão à noite animação musical, com actuação de grupos de sevilhanas, do conjunto musical “Fiesta Lusa” e baile com Abel Fava.

No dia 29, antes da partida às 9.30 horas, terá lugar a bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, no largo da Gamita. Ao meio-dia, dá-se o acolhimento dos romeiros na Paróquia de São Brás do Regedouro. Pelas 15.30 horas, começa a animação de rua em Viana do Alentejo. A chegada está prevista para as 17 horas, acompanhada pelo Esquadrão da GNR a Cavalo, sendo um dos momentos mais altos, com milhares de pessoas nas ruas.

Nesta noite a animação está garantida no espaço da Tenda das Tradições, com momentos musicais e gastronomia. Pelas 21 horas, procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem pelas ruas de Viana do Alentejo, acompanhada de banda. Espectáculos musicais e baile encerram a noite.

No último dia do evento, pelas 9.30 horas, terá lugar a concentração dos romeiros no largo de S. Luís, seguindo-se a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Nossa Senhora D’Aires. Pelas 11.30 horas será celebrada uma missa campal, no santuário. Durante a tarde haverá animação constante.


Tradição retomada em 2001

Romaria atrair milhares de visitantes

A Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo tem já uma relevância económica para os dois concelhos, atraindo milhares de visitantes. O evento é promovido por uma comissão organizadora, constituída pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, salienta que “trabalhamos todos os anos para que a romaria ganhe mais expressão e seja melhor de ano para ano”, realçando a importância deste evento para a economia local do concelho. “Estão todos convidados a visitar Viana do Alentejo”, concluiu.

Já o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, afirma que “esta é uma romaria com cariz religioso, que durante algumas décadas deixou de se realizar e que foi, entretanto, retomada e tem vindo a crescer”. “Além do cariz religioso tem também uma vertente de natureza turística”, disse ainda o autarca, salientando que “são já centenas os cavaleiros envolvidos nesta romaria”

“Queremos que a Romaria se torne cada vez mais num cartaz turístico das duas regiões. Assistam à romaria e quem sabe venham a participar”, adiantou o edil.

Miguel Almeida, presidente da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, assegurou que “temos as coisas todas prontas para voltar ao caminho”, frisando que “esta romaria só é possível pela fé e devoção que nos move”. “Para além do convívio entre os cavaleiros essa parte é muita importante”, acrescentou.

Mário Serpa, o novo presidente da Associação Equestre de Viana do Alentejo, convidou todos a participarem na romaria. “Apareçam, estamos lá à vossa espera”, afirmou.

Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, afirmou que “já estive várias vezes na chegada da romaria a Viana do Alentejo e é um momento único, de uma beleza única, é impressionante assistir a este evento que espelha bem a tradição e cultura equestre”.

No ano passado, chegaram a Viana do Alentejo mais de 600 cavalos e cerca de 2.000 romeiros, número que este ano pode ser ultrapassado, devido à grande procura de informação de pessoas, que já manifestaram o seu interesse em participar pela primeira vez.

A Romaria é uma tradição comum aos dois concelhos, que data do século passado. Naquela época, os lavradores deslocavam-se ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires, no mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para que estes fossem benzidos durante a procissão em Honra de Nossa Senhora D’Aires, padroeira dos animais, e para pedirem boas colheitas na sua agricultura.

Após um interregno de mais de setenta anos, a tradição foi retomada em 2001, realizando-se no último fim-de-semana do mês de Abril, aquando da Procissão de Nossa Senhora D’Aires.

Durante quatro dias, centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, percorrem os cerca de 150 quilómetros que ligam os dois municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita.