Voluntários apanham 9 litros de beatas na praia da Figueirinha

Um grupo de oito voluntários do Centro Jovem Tabor, com a ajuda de utentes, recolheu cerca de de nove litros de beatas de cigarros, em garrafas, no dia 18 de Julho, no areal da praia da Figueirinha, em Setúbal, no âmbito de acção de sensibilização ambiental dirigida aos veraneantes.

A iniciativa foi promovida pela Associação Portuguesa de Lixo Marinho que dinamizou assim a 3.ª edição da “Caça às Beatas” em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Apesar da redução de beatas recolhidas na praia da Figueirinha, face à campanha realizada em 2017, o coordenador do Programa Nacional de Vigilância da Bandeira Azul, Paulo Gouveia, sublinha a importância de “insistir neste tipo de acções para passar a mensagem e tentar captar, sobretudo, os jovens, porque eles são o futuro”.

Trata-se de uma “luta continuada”, pois “apesar de as pessoas estarem cada vez mais conscientes, o lixo mantém-se e pode entrar na cadeia alimentar dos homens através do peixe”.

A “Caça às Beatas” integra as iniciativas de educação ambiental do programa da Bandeira Azul, este ano dedicado ao tema “O Mar que Respiramos”, tendo em conta os dados científicos que revelam que 50 por cento do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e que 70 por cento do oxigénio do planeta é produzido pelo plâncton marinho.

As exposições “Arrábida Lugar Sagrado” e “O Mar que Respiramos”, ambas patentes na praia da Figueirinha, e o concurso de fotografia “Fotografias que partilhamos”, são outras acções contempladas no programa de sensibilização ambiental Bandeira Azul 2018, em Setúbal.