Vítor Proença, presidente da Câmara: “Alcácer está a provar que é convidativa porque o município é proativo na captação de investimento”

Vítor Proença, reeleito para o terceiro e último mandato nas eleições autárquicas de 2021, como presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, revela os principais objetivos para este ano. O autarca destaca a prioridade de continuar a apoiar o combate à pandemia de covid-19, a criação de uma área de localização de empresas num terreno municipal para atrair investimento e o lançamento da obra de reabilitação da avenida dos Aviadores. Estão previstos grandes investimentos privados no concelho, nos setores agroalimentar e no turismo.

Florindo Cardoso

Setúbal Mais – Quais os principais projetos municipais a realizar este ano
Vítor Proença –
O primeiro será continuar a apoiar o combate à pandemia do covid-19, os processos de vacinação e de testagem. Esta é a nossa prioridade. O início da obra da área de localização de empresas, num terreno que a autarquia adquiriu com cerca de 13 hectares e que carece de projeto de infraestruturas (redes de águas, de energia, saneamento) será mais um projeto municipal a levar a cabo em 2022 para começarmos a captar empresas que aqui se podem vir a instalar. Em terceiro lugar, poder lançar a grande obra de reabilitação da avenida dos Aviadores que é indispensável, tendo em conta que reabilitámos o Parque Urbano da Cidade e a zona envolvente à Praça de Toiros. A quarta prioridade será iniciar os Centros Náuticos.

Setúbal Mais – A pandemia do covid causou grandes impactos na economia do concelho?
Vítor Proença
– Não houve nenhum impacto nos investimentos e na decisão de empresas investirem no concelho. Os grandes investimentos continuaram. As empresas de média e grande dimensão continuaram a sua atividade em setores onde estão incluídas as empresas agroalimentares, obras públicas e obras privadas. Não pararam, de todo. Afetou mais o comércio que está sujeito a medidas de contingência como os bares, restaurantes, hotéis e o alojamento local. Nós temos tido também um combate muito organizado à covid-19, designadamente no campo da vacinação e inclusive com o apoio de militares portugueses, que vieram complementar o trabalho dos funcionários da saúde e do município.

Setúbal Mais – Quais os apoios da autarquia no âmbito do Covid?
Vítor Proença
– Durante as várias fases da pandemia mantivemos dois tipos de apoio. Um deles terminou apenas em 2021 e trata-se da isenção de pagamento da tarifa fixa da água, do saneamento e dos resíduos. Permitiu poupanças a muitas famílias, muitas delas carenciadas. A outra taxa esteve em vigor até dezembro de 2021 e foi a isenção das taxas dos empresários que estão em loteamentos municipais, bem como os quiosques e todos os processos de licenciamento. A Câmara Municipal deu também apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com testes gratuitos aos funcionários. Testamos os nossos funcionários e recentemente oferecemos um kit de 4 testes a cada funcionário. E continuamos a apoiar as famílias carenciadas que precisam de apoio.

Setúbal Mais – Qual o ponto da situação dos investimentos privados no concelho?
Vítor Proença
– Há vários investimentos a decorrer neste momento. Desde logo, o projeto do Cine-Teatro e Restaurante Campino, que está licenciado e pronto a começar. Prosseguem as obras do Palácio do Sal também, um hotel de 4 estrelas dentro de Alcácer do Sal. Há também um novo investimento agroalimentar com a venda de três herdades a um promotor de abacate e tangerina. Os desenvolvimentos de todos os outros processos de grande dimensão agroalimentar estão a decorrer muitíssimo bem. Termino a frisar que Alcácer está a provar que é convidativa porque o município é proativo na captação de investimento.