União Desportiva e Recreativa das Pontes é a grande vencedora do concurso das Marchas Populares de Setúbal

A União Desportiva e Recreativa (UDR) das Pontes foi a grande vencedora as Marchas Populares de Setúbal 2023, numa decisão tomada pelo júri após as apresentações dos desfiles no dia 17, na Avenida Luísa Todi, e a concurso, no dia 24 de junho, no Pavilhão Municipal das Manteigadas. O anúncio foi feita na página do município de Setúbal.

A UDR vence assim pela primeira vez este certame pelas mãos do ensaiador Flávio Fernandes que escolheu o tema “Isto hoje vai dar caldeirada”.

A colectvidade venceu todos os prémios, excepto melhor letra que foi para o Bairro Santos Nicolau.

Melhor Madrinha | Joana Lança (União Desportiva e Recreativa das Pontes)

Melhor Coreografia | União Desportiva e Recreativa das Pontes (Flávio Fernandes)

Melhor Cenografia | União Desportiva e Recreativa das Pontes (Flávio Fernandes)

Melhor Figurino | União Desportiva e Recreativa das Pontes (Flávio Fernandes)

Melhor Música | União Desportiva e Recreativa das Pontes (Artur Jordão)

Prémio Desfile 
| União Desportiva e Recreativa das Pontes



O júri da prova, presidido por Teresinha Landeiro, atribuiu também à União Desportiva e Recreativa das Pontes os prémios de melhores Coreografia, Cenografia, Figurino, Música e Desfile, bem como o Prémio de Melhor Madrinha a Joana Lança.

O segundo lugar do concurso das Marchas Populares de Setúbal de 2023 foi atribuído ao Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, que arrecadou a distinção de melhor Letra, da autoria de Alexandrina Pereira.

O Grupo Desportivo O Independente ficou no terceiro lugar, seguindo-se, na quarta posição, a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, em quinto lugar, o Núcleo de Bicross de Setúbal e, em sexto, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”.

Além de Teresinha Landeiro enquanto presidente, o júri do concurso integrou Sara Loureiro (Letra), Pedro Rego (Música), Rafaela Gomes (Coreografia), Sónia Marques (Figurino) e Carlos Subtil (Cenografia).

De realçar o registo de duas penalizações que, no entanto, não tiveram qualquer influência no ordenamento da classificação geral do concurso.

O Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau foi penalizado com dois pontos, como descrito no ponto 7 do artigo 17.º do Regulamento das Marchas Populares de Setúbal, onde se se determina não serem permitidas alterações de arcos, trajes ou outros materiais cenográficos depois da primeira apresentação.

A outra penalização foi atribuída ao Grupo Desportivo O Independente, ao ter sido considerado o ponto 5 do artigo 7.º do respetivo regulamento, devido à alusão na letra ao termo Moscatel “Torna-Viagem”, por se tratar de uma designação comercial.



No evento participaram a concurso as seguintes marchas:

União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense

Tema: “Ouro no rio Prata na terra”

Madrinha: Maria João Dias

Ensaiadora: Isabel Conceição



Núcleo de Bicross de Setúbal

Tema: “O que é que Setúbal tem, bem juntinho ao coração?”

Madrinha: Maria do Céu Freitas

Ensaiador: Nuno Rocha



O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”

Tema: “Ai Tesourinha Corta, corta, corta já!”

Madrinha: Marlene Couto Ferreira

Ensaiador: João Praia



União Desportiva e Recreativa das Pontes

Tema: “Isto hoje vai dar Caldeirada!”

Madrinhas: Carla Lança e Joana Lança

Ensaiador: Flávio Fernandes



Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau

Tema: “Ai Bairro Santos… tanta recordação a enfeitar cada janela!”

Madrinha: Ivone Vieira Dias

Ensaiador: Rui Conceição



Grupo Desportivo O Independente

Tema: “Doce néctar de Azeitão!”

Madrinha: Paula de Melo Cruz

Ensaiador: Bruno Frazão



Contou ainda com a marcha extraconcurso, designada por Marcha Honorária da APPACDM, com o tema “Setúbal dos Laranjais”, ensaiada por Elisabete Moreira, acompanhada pela madrinha Patrícia Rosa e pelo padrinho Miguel Assis.



A Câmara Municipal de Setúbal congratula todas as marchas participantes pela dedicação, desempenho e, acima de tudo, pelo respeito entre todos os participantes, público e organização.

O dia e local para a cerimónia de entrega de prémios está marcado para 1 de julho, às 17h30, na Casa da Baía.



Classificação geral das Marchas Populares de Setúbal 2023:



1.º – União Desportiva e Recreativa das Pontes

2.º – Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau

3.º – Grupo Desportivo O Independente

4.º – União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense

5.º – Núcleo de Bicross de Setúbal

6.º – O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”



Os 13 criticam decisão do júri

Grupo Desportivo Setubalense Os 13 ocupou a última posição da classificação geral num 6° lugar critica a decisão do júri.

A direção da coletividade lamenta “a falta de coerência e falta de transparência como também por falta de respeito por parte da organização em que pôs o GDS “Os 13″ na última posição pelo 2.° ano consecutivo, uma perseguição continua à coletividade e de quem organiza a marcha para que a tradição nunca morra nesta cidade, ou mais, se calhar é mesmo uma perseguição para que as marchas acabe em setúbal de uma vez por todas, porque todos sabemos que é um desejo da autarquia em alguns anos, e que só não acabou porque o movimento associativo participativo bate o pé varias vezes para que realize o certame”.

A Marcha do GDS “Os 13” por decisão da direção e “em forma de protesto pela forma de que somos tratados não irá à entrega de prémios a realizar no próximo sábado dia 1 de Julho como também não irá realizar qualquer desfile em que seja solicitado, o ano de marchas assim se encerra e continuaremos um novo ciclo em 2024”.