Ultra Maratona Atlântica entre Melides e Tróia espera 600 atletas

A 17.ª edição da Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia – a maior corrida de aventura e única em Portugal e na Europa – acontecer nas praias do concelho de Grândola vai realizar-se a 31 de julho e já tem 440 atletas inscritos.

Na conferência de imprensa de apresentação da competição desportiva, decorrida a 22 de junho, na Biblioteca de Grândola, a vice-presidente do município, Carina Batista, disse que “se chegarmos aos 600 atletas inscritos é muito bom”, o número alcançado em 2021.

A autarca sublinha que este evento desportivo tem “um impacto económico no concelho ao movimentar a economia local”.

No dia 31 de julho, centenas de atletas percorrerão 43 km pela 3.ª maior extensão de areia contínua do mundo. E para os atletas que não se atrevem a competir na distância maior, podem sempre inscrever-se para a Corrida Atlântica (15 km). As inscrições estão abertas até ao dia 18 de julho em www.ultramelidestroia.pt.


Até ao momento estão inscritos dezena e meia atletas estrangeiros de vários países como é o caso de Portugal, Espanha, França, Países Baixos, Luxemburgo, Suíça, USA, Canadá, Vietnam e China.


Este ano e nesta fase de inscrições evidenciamos um aumento na percentagem de mulheres inscritas quando comparado com a participação em 2021, em cerca de 40 % na Corrida Atlântica e de 15 % na Ultra Maratona Atlântica.


A edição 2022 conta com o patrocínio, por mais um ano consecutivo do Grupo Pestana, que se associa como Patrocínio da Praia do Pego. A Costa Terra assume nesta parceria com a Ultra Maratona Atlântica, o patrocínio da Praia da Aberta Nova e a prova conta ainda com o patrocínio do Sublime Comporta, Crédito Agrícola e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, naquela que é a corrida de aventura promovida anualmente pela Câmara Municipal de Grândola. Esta prova conta ainda com o apoio da Delta Cafés e da Atlantic Ferries, e como parceiro media oficial a Pro Runners.


Para além de uma forte componente desportiva e competitiva, a Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, divulga a todos os que nos visitam, atletas, acompanhantes e comunicação social, a beleza da paisagem e as potencialidades turísticas que o concelho de Grândola apresenta, com a presença constante do Oceano Atlântico, da Serra da Arrábida e das dunas de cor avermelhada.


A convite do município de Grândola, os atletas Chantal Xhervelle e Edgar Matias são os embaixadores da 17.ª edição da UMA, pelo reconhecimento da qualidade dos seus percursos desportivos e pela sua forma de estar no desporto e neste evento em particular.



Os dois embaixadores partilharam as suas experiências na qualidade de participantes da Ultra Maratona Atlântica, falaram sobre o seu percurso no atletismo, enalteceram e deixaram o agradecimento ao Município, pela oportunidade de apadrinhar a prova. Edgar participou em 2017, 2019 e em 2021, onde ficou em 2.º lugar. Chantal Xhervelle, que marcou presença por videoconferência, participou na totalidade das 16 provas já decorridas, venceu o setor feminino em 2005, 2007, 2009 e 2010 e subiu ao pódio 10 vezes na classificação geral feminina.

Na assistência esteve presente Rui Freitas, atleta de Grândola e totalista desde 2005, participou pela primeira vez na Ultra Maratona com 52 anos. É uma inspiração para todos aqueles que se cruzam e participam no desafio de correr os 43 km, com uma paisagem única entre o Oceano Atlântico, as dunas e a Serra da Arrábida.

Este ano espera-se regressar ao modelo das edições anteriores a 2020, com uma partida única em ambas as corridas. A Ultra Maratona terá início às 9h00 na Praia de Melides, com chegada a Tróia (Bico das Lulas) a partir das 11h45 e a Corrida Atlântica terá a sua partida às 9h30 na Praia da Comporta e a 1.ª chegada prevista para as 10h20.

No total das duas competições estão atualmente 440 atletas inscritos, dos quais 160 na Ultra Maratona e 280 na Corrida Atlântica.

Na edição de 2022 da Ultra Maratona estão já confirmadas as presenças dos 3 atletas totalistas das 16 edições já realizadas: Rui Freitas, Jaime Lamego e Sérgio Tomás.