O Cineteatro Grandolense recebe o segundo espetáculo da Temporada 2024 do Grândola, Vila Jazz no dia 23 de fevereiro, às 21h30, com o Trio Ricardo Toscano, constituído por Ricardo Toscano no saxofone, Romeu Tristão no contrabaixo e João Lopes Pereira na bateria.
No jazz, cada músico deve ser profundamente pessoal e ao mesmo tempo vitalmente coletivo. Por essa razão, um trio de saxofone, contrabaixo e bateria é uma máquina tão exigente quanto fascinante. A Sonoridade de um Trio Leva-nos para outros sítios e outros universos, explorando o espaço mais aberto que favorece um maior número de “imprevistos” e improvisos.
O saxofonista Ricardo Toscano notabilizou-se muito novo pela sua destreza e segurança a tocar. Rapidamente integrou a cena jazzística nacional, passando a ser requisitado nos mais diferentes contextos, dentro e fora do jazz.
Quando falamos de Ricardo Toscano falamos igualmente de um pequeno grupo da mesma geração, que cresceu unido musicalmente e que também se distinguiu nos seus respetivos instrumentos e no jazz português. Toscano e João Lopes Pereira, dois jovens músicos (29 e 28 anos respetivamente) tocam juntos há muito. Passaram metade das suas vidas a falarem de saxofone e bateria.
Romeu Tristão no contrabaixo, dispensa apresentações.
Neste espetáculo vamos ouvir os temas do novo disco de um dos músicos mais representativos da sua geração em Portugal.
“Grândola, vila jazz” resulta de uma parceria entre a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (SMFOG-Música Velha) e o Município de Grândola, para a dinamização do Cineteatro Grandolense através da realização de concertos de Jazz, que se tem revelado um sucesso e que tem proporcionado ao público o contacto com os maiores nomes do jazz em Portugal.