Tito Paris leva os ritmos africanos ao Cine-Teatro S. João, em Palmela, num espetáculo a 4 de novembro, às 21h30.
O filho querido de São Vicente começou a sua carreira profissional numa família de músicos do Mindelo, aos 9 anos. Aos 19 anos, Bana, que vivia em Lisboa nessa altura, convidou-o a fazer parte da sua banda A Voz de Cabo Verde. Já em Lisboa, Tito cedo ganhou fama. Além de Bana, acompanhava músicos como Dany Silva, Paulino Vieira, Paulo de Carvalho, Celina Pereira e Vitorino, mas foi como compositor que se tornou famoso, escrevendo músicas para Bana e Cesária Évora. Com o crescente sucesso, formou a sua própria banda, que apresentava espetáculos acústicos e elétricos.
Previamente, gravou dois álbuns: “Tito Paris” (editado em Portugal, em 1987) e “Dança Ma Mi Criola” (na editora MB Records de Boston, EUA, em 1984). O seu primeiro álbum para a editora Lusáfrica, “Graça de Tchega”, foi editado em outubro de 1996. Nessa ocasião, Tito deu concertos em Paris, Bruxelas, na Holanda e no Midem de 1997, em Cannes.
Em 2012, comemoraram-se os seus 30 anos de carreira. Das várias ações comemorativas, destaca-se o grande concerto com a Orquestra Metropolitana da Holanda, em novembro, em Roterdão, a atribuição da Medalha da Cidade de Lisboa pelas mãos do Presidente da Câmara, o lançamento de uma fotobiografia acompanhada de documentário e ainda o concerto no Coliseu dos Recreios de Lisboa, que esteve esgotado e onde Tito Paris passou em revista os 30 anos de carreira.
O espetáculo é organizado pela Câmara Municipal de Palmela, enquadrado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, e destina-se a maiores de 6 anos. Os bilhetes têm o valor de 10€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Cine-Teatro (dias úteis, das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00) e online, em www.bol.pt.