O tenor setubalense João Mendonza vai participar no concerto de abertura da Jornada Mundial da Juventude, no dia 1 de agosto, às 21h30, na Sé de Lisboa. As Jornadas Mundiais da Juvebtude vão decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto com a presença do Papa Francisco.
João Mendonza, nome artístico de João Carlos Marques Rodrigues de Mendonça Encarnação, nasceu em Setúbal a 26 de outubro de 1991, tem desenvolvido uma carreira artística, primeiro ligada aos “Passione” e depois a solo, levando o nome da cidade e vários locais do país e estrangeiro, sempre com sucesso pela sua carismática voz.
Recorde-se que no dia 31 de outubro de 2018, os “Passione” são convidados pelo Estado do Vaticano e são recebidos na Praça de São Pedro, pelo próprio Papa Francisco onde têm a honra de oferecer o seu álbum e receber a sua bênção. Tocam também em Roma, sendo os primeiros artistas portugueses em mais de 20 anos, depois de Madredeus, a actuar na cidade.
Com o início da Invasão Russa à Ucrânia, em março de 2022, edita o álbum “Ao Vivo” com o intuito de angariar fundos para o povo Ucraniano, apresenta-se também com um ciclo de concertos solidários pela Ucrânia em diversos locais do país, ação congratulada pelo Presidente da República.
Em maio, representou Portugal em Roma, cantando no Centro Mariapoli, em Castel Gandolfo, no Encontro Mundial da Congregação de Apresentação de Maria, onde se festejava a Canonização de Santa Maria Rivier.