Encontros Poéticos de Setúbal a 12 de Maio

A primeira edição dos Encontros Poéticos de Setúbal, espaço de reflexão sobre temas ligados à criação poética e de partilha de poemas de diversos autores portugueses, vai realizar-se ao longo do dia de 12 de Maio, em diversos locais da cidade.

O evento, organizado pela Casa da Poesia de Setúbal, arranca na Casa da Baía com uma sessão de boas-vindas aos participantes, às 09h30, a que se segue uma troca e venda de livros de poesia.

O encontro prossegue às 11h00, no Mercado do Livramento, com oferta de poemas aos utentes. Meia hora depois, é exibido, no auditório deste espaço comercial, no primeiro piso, o vídeo “Setúbal é um mundo”, seguido da leitura de poemas por parte dos poetas inscritos.

Na parte da tarde, os Encontros Poéticos de Setúbal mudam-se para a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal onde tem início, às 15h00, um painel moderado por João Reis Ribeiro com a participação dos poetas Joaquim Pessoa, que aborda a “Diversidade da criação poética”, e Maximiano Gonçalves, com uma alocução sobre “Poesia – Inspiração ou trabalho”.

A actriz do Teatro Animação de Setúbal, Célia David, declama poemas de cada um dos autores antes do início das apresentações.

Segue-se um segundo painel, moderado por José António Chocolate em que Miguel de Almeida, da editora Esfera do Caos, e José Tavares, da Letras Paralelas, falam sobre “Partilha, publicação e edição”. Já a escritora Dina Barco aborda a “Motivação e didática da prática poética nas escolas”.

O encontro termina com a leitura de um poema de Sebastião da Gama por Célia David.

“A ideia de realizar os Encontros Poéticos de Setúbal surgiu quando debatíamos o Plano de actividades para o ano de 2018. Era bonito realizarmos um evento poético que envolvesse poetas de outras zonas do país que viessem partilhar vivências poéticas que se realizam em diferentes lugares”, disse ao Setúbal Mais, Alexandrina Pereira.

“Já temos 50 inscrições o que já supera todas as nossas expectativas”, refere a responsável, adiatando que “o facto de termos a presença desse enorme nome da poesia portuguesa , Joaquim Pessoa tem ainda mais adesão à sessão que vai decorrer na Biblioteca”.