Teatro Animação de Setúbal celebra 48 anos

O Teatro Animação de Setúbal (TAS) celebra hoje, 26 de dezembro, 48 anos de vida.

A 26 de dezembro de 1975 estreava-se em Setúbal “A Maratona” de Claude Confortés com encenação de Carlos César (fundador e director) e interpretações de António Assunção, Carlos Daniel e Francisco Costa.

O TAS, a primeira companhia de teatro profissional em Setúbal e uma das pioneiras da descentralização teatral no nosso país, iniciava assim um longo caminho de criação artística. 146 produções teatrais e milhares de espectáculos realizados. 48 anos ao serviço da cultura.

Fundada em Setúbal, em 1976 pelos actores Carlos César (Carlos Alberto Dias), Carlos Daniel, António Assunção e Francisco Costa, desenvolve um trabalho artístico que tem em conta a diversidade sociocultural da região em que se insere.

Realiza um trabalho consistente, virado para a itinerância, baseado na escolha de um repertório de qualidade que, através duma linguagem cénica actual e acessível, comunique com o público e simultaneamente lhe desperte o interesse pelo teatro, sem fugir a um modelo de produção que reflicta os anseios e preocupações da nossa sociedade.

Através da linguagem dum teatro universal e, recorrendo a diversas linguagens estéticas, pretende devolver ao teatro, o seu lugar e a sua função na sociedade, cruzando as novas dramaturgias nacionais e estrangeiras com o grande legado dramaturgico da humanidade – os clássicos.

Divulgando novos autores; procura novas formas de encenação, de representação e de uma constante renovação dentro duma programação eclética onde se cruzem textos de grande intensidade dramática e de alta comédia; valoriza a palavra no espectáculo teatral aprofundando o trabalho cénico da palavra.

Aposta na formação e no encontro com o público jovem através da realização de espectáculos de repertório escolar e de iniciativas de sensibilização na área das expressões artísticas; realiza espectáculos para o público infanto-juvenil, desenvolvendo desta forma o gosto pelo teatro, junto dos mais novos.