
Um sismo de magnitude 4.3 na escala de Richter foi registado hoje, 17 de Agosto, pelas 7.44 horas, com epicentro a quatro quilómetros este-nordeste de Sobral de Monte Agraço, Lisboa.
“Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido”, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Contudo, a agência Lusa recebeu informação de várias pessoas que dizem ter sentido o abalo.
Em declarações à RTP, o sismólogo Fernando Carrilho disse que “este sismo foi o mais forte dos últimos 45 anos”.
Segundo Fernando Carrilho, o sismo ” de intensidade moderada” foi sentido numa vasta área em torno do epicentro, de Setúbal a Leiria.
“Apesar de ter sido bastante sentido, não é expectável que tenha causado danos pessoais ou significativos danos materiais”, estima Fernando Carrilho.
Os bombeiros voluntários de Sobral de Monte Agraço disseram à Lusa que apesar de “muito sentido”, o tremor não originou pedidos de ajuda.
“Foi um pouco assustador. Os vidros à voltam tremeram todos, até achei que fossem partir”, disse à Lusa Daniela Cardoso, bombeira voluntária daquela corporação, que acrescentou que o abalo foi sentido durante cinco a dez segundos.