Os alunos das escolas do concelho de Setúbal vão participar num simulacro de sismo a 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, para testar rotinas de comportamento em caso de catástrofe ou acidente grave.
O exercício, com início às 10h20 em todos os estabelecimentos de ensino, é promovido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros da Câmara Municipal de Setúbal e conta com o envolvimento de forças de proteção e socorro, nomeadamente bombeiros sapadores e voluntários.
Na Escola Secundária D. Manuel Martins, o simulacro direcionado para a comunidade escolar para testar os procedimentos de segurança, em que se incluem as três medidas essenciais de autoproteção – baixar, proteger e aguardar – é acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.
O Dia Internacional da Proteção Civil foi instituído a 1 de março pela Organização Internacional de Proteção Civil e tem como objetivo alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.