Setubalense Luís Martins apurado para mundial de granfondo em Itália

O ciclista setubalense Luís Martins conseguiu o apuramento, na modalidade de granfondo para a final mundial da União Ciclista Internacional (UCI) GranFondo World Series, que se irá disputar de 15 a 18 de setembro, em Trento, na Itália.


O apuramento ocorreu a 30 de julho, no UCI Granfondo World Series Coimbra Region by Black Jack, com a parceria institucional da UCI – União Ciclista Internacional, A FPC – Federação Portuguesa de Ciclismo, a Região de Turismo Centro de Portugal e as câmaras municipais de Coimbra e Montemor-o-Velho, com a organização técnica a cargo da Cabreira Solutions.

O atleta setubalense, da equipa UCA – união de ciclismo do Alentejo, participou na distância de 142 kms, obtendo o 11.º lugar no seu escalão etário, Master 30, e 41.º lugar na classificação geral.

Estiveram presentes nesta prova, cerca de 1.200 ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados), de ambos os sexos, com mais de 19 anos de idade, de 20 nacionalidades e de 4 continentes.


No dia 30, no contrarrelógio individual de cerca de 20 km, na margem esquerda do rio Mondego, a vitória sorriu ao campeão espanhol da especialidade Fernandez Martinez (Individual) e à italiana Maria Cristina Prati (Team Del Capitano ASD). No dia 31, com o Castelo de Montemor-o-Velho como “anfitrião”, com duas distâncias preconizadas, no mediofondo (104 km) venceram Jorge Alemão (GR Janz e Associados) e italiana Maria Cristina Prati (Team Del Capitano ASD), no Granfondo (148 km) subiram ao lugar mais alto do pódio Gil Santos (GCC Comprarcasa- Évora) e Iulia Legkova (Korpo Ativo – Penacova).


O UCI GranFondo World Series é uma série de eventos selecionados pela UCI realizados em todo o mundo. São cerca de 25 eventos de qualificação, onde são apurados os 20% melhores em cada faixa etária para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo. No final os campeões são premiados com a cobiçada camisola arco-íris.


Com cerca de 30 eventos em 17 países e 5 continentes diferentes, o UCI GranFondo World Series 2019 foi a série líder em eventos de participação em massa, com cerca de 60 mil participantes ano, vindos de 76 diferentes países.


É a série onde atletas amadores e masters se podem qualificar para o Campeonato Mundial UCI Gran Fondo.


O conceito da UCI Gran Fondo World Series concentra-se em dois tipos de participantes: os muito competitivos, que simplesmente não tiveram oportunidade de serem atletas profissionais; os mais divertidos, que gostam de se manter em forma e estabelecer desafios pessoais.