Setubalense José Condeça ganha prémio de cenografia nas Marchas de Lisboa

José Condeça ganhou o prémio de “Melhor Cenografia” no concurso das Marchas Populares de Lisboa. O criativo setubalense foi o responsável pelos arcos da Marcha do Bairro Alto e recebeu rasgados elogios do júri e do público.


“Neste projeto desenvolvi arcos e arraiais”, disse José Condeça ao jornal Setúbal Mais, adiantando que recebeu o convite para participar na edição deste ano por parte de um responsável da marcha do Bairro Alto.

Feliz por ganhar este prémio, José Condeça afirma que “já não teve grande impacto para mim, pois em 2017 também já ganhei coreografia”. “Interessante é ver como ‘lisboa’ tem especial atenção com a minha criatividade”, frisou.

Nas Marchas Populares de Lisboa “há criativos para todas as áreas em separado, o que se torna muito mais exigente”, confessa o vencedor da Melhor Cenografia. “Em Lisboa é preciso criar em conjunto com os outros criativos. Isso para mim é um desafio às minhas capacidades muito mais excitante”, salienta.

“Em Setúbal eu entrei pela mão do Ferrer Trindade na velhinha Capricho tornando-me o primeiro ensaiador a ganhar as marchas em Setúbal”, conclui.

Recorde-se que “Setúbal é um Tesouro”, com música do maestro Carlos Pinto e letra de José Condeça, foi o tema vencedor do concurso da Grande Marcha de Setúbal de 2020. Bocage Somos Nós”, com letra de José Condeça e música de José Condinho, foi eleita a Grande Marcha de Setúbal 2016.

José Condeça

O bairro da Madragoa venceu a edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa. Alcântara ficou em segundo lugar e em terceiro Alto da Pina (vencedor em 2019), numa edição que marca o regresso das marchas, após um interregno motivado pela pandemia de covid-19.

Outros 17 grupos competiram este ano: Mouraria, Castelo, Carnide, Bela Flor – Campolide, Bairro Alto, Bairro da Boavista, Penha de França, Lumiar, Belém, Baixa, Campo de Ourique, Alfama, Ajuda, Marvila, Bica, São Vicente e Olivais.

A organização deu conta em comunicado de outras distinções: Alto da Pina e Madragoa ganharam na categoria de Melhor Coreografia e o Bairro Alto a Melhor Cenografia.

O Melhor Figurino foi atribuído a Alfama e Madragoa, enquanto Penha de França e São Vicente foram premiados na categoria de Melhor Letra.
Alfama e Alto do Pina venceram na Melhor Musicalidade, enquanto a Melhor Composição Original foi atribuída a “Corte e Cose” da Penha de França.

O Melhor Desfile da Avenida foi para a marcha de Madragoa.