Alguns moradores e comerciantes estão preocupados com o encerramento da estrada da Figueirinha no sábado, dia 6 de Agosto, devido à realização da Volta a Portugal em Bicicleta, que passará pela Arrábida, impedindo o acesso dos banhistas às praias.
Para o presidente do Clube da Arrábida, Pedro Soares Vieira, é “um escândalo, a praticamente uma semana da etapa da volta não há uma linha de informação que seja sobe o assunto”. “Chama-se a isto brincar com a vida das pessoas. Pelo que sabemos uma decisão desta natureza encontra-se na mão de um militar da GNR que por decisão própria e a favor da organização da Volta a Portugal irá alterar drasticamente a vida de milhares de utentes, comerciantes e residentes sem terem sido tidos ou achados neste assunto”, refere o responsável, na página do clube no facebook.
Maria João Marcelo, empresária de restauração no Portinho da Arrábida, lamenta o traçado da prova, frisando que “o nosso negócio é sazonal. Temos três meses de trabalho em pleno. Os fins-de-semana são os melhores dias e nesse sábado, com a Volta, haverá menos pessoas na praia”.
Lembre-se que o regresso da mais importante prova do ciclismo português a Setúbal acontece quatro décadas e meia depois da última chegada à cidade sadina. No próximo sábado à tarde, Setúbal estará em festa para receber o final da penúltima etapa da Volta que terá partida em Alcácer do Sal. Antes de chegar à avenida Luísa Todi, a bela Serra da Arrábida vai assistir à disputa do derradeiro Prémio de Montanha que vai confirmar o nome do novo “Rei dos Trepadores”.
A ligação de Setúbal à Volta a Portugal é antiga e remonta à primeira edição da prova quando, em 1927, recebeu o final da etapa inaugural. Até aos dias de hoje, a cidade já recebeu 14 chegadas da competição, a última há 45 anos quando Joaquim Agostinho com a camisola do Sporting foi, em 1971, o vencedor da etapa que ligou Almada a Setúbal. Em 1974 a cidade foi local de partida da etapa que terminaria em Lagos com o triunfo de Américo Silva, do Sport Lisboa Benfica.
A partida da penúltima etapa da Volta a Portugal, organizada pela Podium Events, vai acontecer em Alcácer do Sal. Será a segunda vez que uma etapa da competição vai começar naquela cidade do litoral alentejano. Em 1990, Alcácer do Sal viu partir uma etapa da 52ª Volta em direção ao Algarve. Com a ligação entre Alcácer do Sal e Setúbal no próximo Agosto e com passagens em Montemor-o-Novo, Vendas Novas e Montijo, a prova regressa às estradas alentejanas arredadas há vários anos do mapa da Volta.
De referir que a primeira etapa da Volta foi ganha pelo jovem de Palmela, Rafael Reis, uma das grandes promessas do ciclismo nacional.