Setúbal promove-se na feira de turismo FITUR em Espanha

Setúbal está a promover-se em Espanha até 28 de janeiro na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, em pavilhão próprio integrado na área do Turismo de Portugal, no qual dá a conhecer identidade, gastronomia, vinhos e natureza da região.

No evento, que arrancou a 24 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal, André Martins, apresentou a cerca de três dezenas de jornalistas as razões que fazem de Setúbal um destino turístico de excelência, demarcando-o de outros locais massificados e sem a sabedoria e o acolhimento das gentes locais.

O autarca, ao destacar locais emblemáticos e produtos diferenciados que fazem de Setúbal um destino turístico de características singulares, deu também nota da aposta municipal promotora de uma maior sustentabilidade do território, o qual integra 60 por cento de áreas protegidas.

Na apresentação da estratégia de promoção de Setúbal numa das feiras do mercado turístico mais importantes da Europa, o presidente André Martins esteve acompanhado da presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, Carla Salsinha, e do embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes.

A apresentação de Setúbal na FITUR contemplou a degustação de produtos regionais, à base de conservas, compotas, queijos e peixe, pelo restaurante “Taberna do Largo”, enquanto Diogo Oliveira e Helena de Castro, da Companhia de Ópera de Setúbal, da Associação Setúbal Voz, surpreenderam os visitantes com música erudita cantada em ambiente pouco habitual.

O pavilhão de Setúbal na FITUR 2024, com 60 metros quadrados, tem uma conceção inspirada no património local, em que inclui as aves da Herdade da Mourisca, os roazes-corvineiros do rio Sado, as vinhas das encostas da Serra da Arrábida, o peixe do Mercado do Livramento e os produtos da Mercearia Confiança de Troino.

A participação setubalense na FITUR é enquadrada na estratégia municipal que procura reforçar a visibilidade da região de Setúbal no mercado espanhol e contempla, até domingo, várias ações promocionais para divulgar a oferta de serviços de operadores turísticos e de produtos regionais.