Setúbal ganha mural sobre sustentabilidade no Baluarte do Livramento

Um mural dedicado aos 7 Rs da Sustentabilidade vai ser pintado este fim-de-semana no Baluarte do Livramento, na cidade de Setúbal, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente e por iniciativa do “Histórias que as Paredes Contam”.

O projeto tinha já encerrado o ciclo de murais que incluiu a criação de cinco obras, mas decidiu abrir uma exceção, “por se ter assistido a uma conjugação de vontades e para celebrar um tema que diz muito à organização”.

“O proprietário da parede do Baluarte do Livramento onde, a 27 de abril, foi pintado o mural alusivo ao acesso a Tróia, gostou tanto do resultado que nos disponibilizou o restante da parede e os meios materiais para um trabalho futuro”, revela Helena de Sousa Freitas, coordenadora do “Histórias que as Paredes Contam”.

Por seu lado, Bia Ulbrich, estudante de Artes Visuais de 17 anos que contribuiu para o quarto e o quinto murais do projeto, “mostrou-se aberta a assumir a planificação artística de uma obra de maior fôlego, sendo que, em termos temáticos, a sua preferência ia para as questões ambientais”, acrescenta a responsável, sublinhando que a jovem irá “fazer a gestão estética de uma área com mais de 70m2”.

Como o Dia Mundial do Ambiente se assinala a meio da semana, apanhando a jovem artista e os demais participantes em período de aulas, o mural será executado no sábado e no domingo.

“A arte pode não atuar diretamente na solução de determinados problemas, mas alerta e inspira as grandes mentes que podem fazê-lo. E esse é o meu objetivo com este trabalho”, declara Bia Ulbrich.

“Habitamos num planeta lindíssimo, mas creio que nem todos o entendem, e o mundo em que vivemos parece morrer aos poucos. Não temos muito tempo, mas ainda temos hipótese de reverter a situação”, defende a jovem estudante, para quem, “se trabalharmos juntos, podemos preservar a Natureza”.

Daí a opção pelo tema dos 7 Rs da Sustentabilidade (Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar, Reintegrar), que se refere “a ações simples que todos podemos praticar no nosso dia-a-dia para virar o jogo”, destaca Bia Ulbrich, concluindo que a sua geração “terá um grande papel nessa jornada” de mudança em prol de um planeta mais saudável e protegido.

O “Histórias que as Paredes Contam – 50 anos de Muralismo em Setúbal”, que desde Setembro de 2023 desenvolve na cidade um conjunto de eventos no âmbito do cinquentenário do 25 de Abril, já promoveu, além da referida pintura de cinco murais, um ciclo de cinco conversas públicas sobre muralismo e duas mostras fotográficas – uma, intitulada “Paredes Limpas, Povo Mudo”, apresentada na cidade,  e outra, de seu nome “Liberdade”, concebida a convite do Instituto Camões em Belgrado e aí inaugurada no âmbito das celebrações do Dia da Língua Portuguesa.

Em preparação encontra-se um álbum de imagens e histórias sobre a prática muralística em Setúbal, que terá o contributo de cerca de uma dezena de fotógrafos.

Com chancela do Monte de Letras e incluído no Programa das Comemorações Nacionais dos 50 anos do 25 de Abril, o projeto deve o nome à tese de doutoramento que Helena de Sousa Freitas defendeu no ISCTE-IUL em 2019 e tem por parceiros a Câmara Municipal de Setúbal, através do programa “Venham Mais Vinte e Cincos”, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Associação dos Municípios da Região de Setúbal, a Junta de Freguesia de São Sebastião, a União de Freguesias de Setúbal, a União Setubalense e a Associação Cultural Festroia.