Setúbal celebra Dia de Todos os Santos com procissão pelo rio e cidade com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Os símbolos da JMJ (A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Padroeira do Povo Romano) estarão em peregrinação na cidade de Setúbal, de 31 de outubro a 4 de Novembro, para anunciar a Jornada Mundial da Juventude, o maior evento do mundo, com a presença do Papa e que acontecerá, pela primeira vez, em Portugal, na primeira semana de Agosto 2023, em Lisboa, esperando-se cerca de 2 Milhões de Jovens de mais de 150 países do mundo.

Durante estes dias em Setúbal os Símbolos da JMJ visitarão diversas instituições da cidade, como Escolas, Lares, Forças de Segurança, Bombeiros, o Hospital, o Mercado do Livramento, entre outras. No dia 31 de Outubro, os Símbolos serão acolhidos pelos jovens de Setúbal na Igreja de Santa Maria (Sé), pelas 21h, seguindo-se depois uma Missa e uma noite de adoração.

O momento alto desta peregrinação terá lugar no dia 1 de novembro, feriado religioso, com uma histórica e inédita Procissão de Todos os Santos pelo rio e pela cidade, com os símbolos da JMJ, valorizando o melhor das nossas tradições e da nossa identidade local.

Pelas 15h30, terá início a Procissão Fluvial pelo Rio Sado, com partida da doca das Fontaínhas, até ao Hospital do Outão, para bênção dos doentes, e regresso a Setúbal, levando a bordo das embarcações de pesca os símbolos da JMJ e as imagens de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, de Nossa Senhora da Arrábida e de Nossa Senhora dos Navegantes, as 3 santas padroeiras do Mar e dos Pescadores da nossa cidade. Já em terra, pelas 17h15 prosseguirá com a procissão terrestre pela cidade, desde a doca dos pescadores até à praça do Bocage, juntando os símbolos da JMJ com os santos padroeiros das igrejas paroquiais da nossa cidade e ainda os ícones dos santos e beatos patronos da JMJ. Será um dia único, histórico e que só teremos oportunidade de testemunhar uma vez, pelo que convocamos toda a comunidade de Setúbal a fazermos desta a maior, mais alegre e festiva procissão alguma vez feita na nossa cidade.

No dia 2, às 21h30m, os Símbolos da JMJ estarão num sarau desportivo no Pavilhão do Vitória Futebol Clube, numa noite dedicada ao desporto, com atuações de jovens atletas de diversas modalidades.
No dia 3, às 21h30, os Símbolos da JMJ estarão num Concerto de Coros Juvenis com o Conservatório Regional de Setúbal, a Academia Luísa Todi, o Coral Infantil e o Coro Feminino TuttiEncantus, na Igreja de São Sebastião, numa noite dedicada à cultura.

Na noite do dia 4, às 21h30 a despedida dos Símbolos terá lugar na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com uma Vigília de Oração Mariana, sendo depois entregues aos jovens de Palmela/Sesimbra. Todos os eventos são de entrada livre e abertos à participação de todos.

Os símbolos da JMJ foram entregues há 40 anos pelo Papa São João Paulo II aos Jovens para serem levados por todo o mundo como sinal de amor e de esperança. Desde então, já percorreram mais de 90 países e os 5 continentes. Desde 2021, estão a percorrer todas as dioceses e cidades de Portugal, até Agosto de 2023.