Seixal acolhe 10 mil jovens na Jornada Mundial da Juventude

O concelho do Seixal foi um dos municípios escolhidos para receber os peregrinos, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realiza de 1 a 6 de agosto, estando previsto acolher cerca de 10 mil jovens. Aproveitando a presença destes visitantes, a câmara municipal tudo fará para lhes mostrar o que de melhor este concelho tem para oferecer e, desta forma, divulgar e promover o Seixal junto dos seus países e regiões de origem.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, «serão disponibilizados um conjunto de serviços municipais, para proporcionar aos peregrinos uma estadia segura e acolhedora e, ao mesmo tempo, assegurar-lhes conforto, segurança e bem-estar. A autarquia, à semelhança do que acontece aquando da realização de grandes eventos no concelho, reforçará também os serviços de limpeza e higiene urbana e cuidará para que, durante e após o período da jornada, seja assegurada a qualidade do serviço público prestado à população. Neste âmbito, reconhecemos o esforço adicional por parte dos nossos trabalhadores e agradecemos a sua disponibilidade e empenho, assim como agradecemos à população pela sua hospitalidade e pelo bom acolhimento de todos os peregrinos. Estamos muito orgulhosos por vir a receber tantos jovens de todo o mundo e só esperamos que estes levem o Seixal nas suas memórias e nos seus corações». O autarca salienta ainda que, «por parte das autoridades competentes, esperamos que sejam asseguradas as medidas de reforço necessárias para garantir a resposta adequada à população e a quem nos visita, ao nível dos serviços públicos, designadamente de saúde (cuidados primários e hospitalares), transportes e segurança».

Os peregrinos ficarão, maioritariamente, alojados em equipamentos de gestão municipal e do movimento associativo. Várias dezenas ficarão também alojados em famílias de acolhimento. Entre 31 de julho e 6 de agosto, estes serão acompanhados por voluntários paroquiais, escuteiros e por centenas de voluntários inscritos nesta jornada. O município do Seixal irá disponibilizar aos peregrinos informações úteis para a sua estadia, assim como sobre o património histórico e cultural do concelho e as atividades culturais e desportivas em curso na primeira semana de agosto.

Através da permanente articulação com a organização da JMJ, no concelho do Seixal será garantido o cumprimento das normas definidas pelas entidades competentes, nomeadamente ao nível da proteção civil e Administração Regional de Saúde, ficando assegurados os cuidados de saúde primários e hospitalares, o acesso aos transportes e as necessárias medidas de segurança. Procedeu-se ao levantamento dos principais locais de deslocação dos jovens (principais eixos viários, paragens de autocarro e terminais rodoviários e fluviais, assim como acessos pedonais recomendados), esperando-se que, no âmbito do Plano de Mobilidade e Segurança, haja o necessário reforço de meios por parte das operadoras de transportes públicos. Para garantir a segurança dos peregrinos e população em geral, a Câmara Municipal do Seixal irá trabalhar em estreita colaboração com as forças de segurança destacadas para o efeito.