Secretário de Estado inaugura Balcões SNS24 em Odemira e Santiago do Cacém

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, inaugurou recentemente os primeiros dois balcões SNS 24 no Alentejo. O primeiro a ser inaugurado foi em Bicos, na Freguesia de Vale de Santiago, com concelho de Odemira, seguido do balcão de S. Francisco da Serra, no concelho de Santiago do Cacém, onde foram experimentadas as funcionalidades da teleconsulta e da renovação dos dados no RNU (Registo Nacional de Utente), duas das muitas alternativas possíveis no funcionamento dos balcões.


O governante foi acompanhado pela presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Catarina Filipe, pelos presidentes das câmaras Municipais de Odemira, Hélder Guerreiro, e de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e ainda Margarida da Silveira, em representação de Maria Filomena Mendes, da Administração Regional de Saúde do Alentejo e Luís Goes Pinheiro, presidente do conselho de administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entre outros.


António Lacerda Sales sublinhou que o acesso dos cidadãos ao SNS é “um grande desafio e uma grande aprendizagem dos últimos anos”, adiantando que o Balcão SNS 24 “é uma melhoria do acesso e de porta aberta para os nossos cidadãos, nomeadamente para aqueles que vivem em locais mais longe dos centros, para terem acesso a consultas, aos centros de saúde e aos serviços hospitalares”. “É garantidamente uma melhoria de acesso para os nossos cidadãos e isso é muito importante”, concluiu.

Para Catarina Filipe, este serviço “é uma mais-valia”, pois “há uma panóplia de serviços que hoje ficam ao dispor”. “Grande parte da população não tem literacia das novas tecnologias e tem aqui um serviço, com a colaboração fundamental da junta de freguesia, que vai permitir aproximar os utentes dos cuidados de saúde”, disse a responsável.


O presidente da Câmara Municipal de Odemira considera que este serviço “precisa ser alargado, para ter mais capacidade e ter mais serviços para as pessoas e vamos agora trabalhar para que seja uma realidade noutras freguesias”. O edil destacou que “a ULSLA tem em desenvolvimento outros Balcões SNS 24 para o concelho de Odemira, estando a ser desenvolvidas parcerias com outras juntas de freguesia”.


O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém considera que “é um passo positivo, e importante na resposta aos serviços de saúde”, mas não deixou de lamentar a decisão de “há 10 ou 11 anos encerrar o Centro de Saúde de São Francisco da Serra contra a vontade das autarquias e da população”.


Os Balcões SNS 24 têm por objetivo prestar apoio a quem não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet ou não tem condições ou as competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde. São disponibilizados serviços como a realização de teleconsultas, marcar/desmarcar/remarcar consultas, consultar resultados de exames e guias de tratamento, renovar/consultar medicação crónica, avaliar e registar os sintomas da COVID-19, agendar vacinação COVID-19, pedir emissão de certificados COVID, realizar chamadas para o SNS 24 (808 24 24 24), pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica e alteração de dados do utente.


O Balcão SNS 24 de Bicos localiza-se junto ao Centro Sociocultural, onde o primeiro utente a beneficiar do serviço foi José Lança, de 68 anos, residente na aldeia, que realizou uma teleconsulta com o seu médico de família e assim evitou uma deslocação à vila de Colos. No Município de Santiago do Cacém, o Balcão SNS 24 está a funcionar na Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, que aderiu a este programa descentralizado do Ministério da Saúde.


No auditório da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano decorreu a assinatura do protocolo de colaboração que institui e regula os termos de funcionamento dos Balcões SNS 24 e dos Termos de Adesão das duas Juntas de Freguesia, que inauguraram os primeiros Balcões SNS do Litoral Alentejano.