O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, acompanhado do presidente da direção do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, Nélson Latas, inaugurou, a 27 de setembro, a Sala de Snoezelen, na Escola Básica (EB) Pedro Nunes.
Estiveram ainda presentes nesta cerimónia os vereadores do município, Ana Soares, Manuel Vítor de Jesus e Vera Letras, técnicos do Setor de Saúde e Ação Social da câmara municipal, representantes da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, professores do Agrupamento, a Autoridade Local de Saúde, Iolanda Moreira, e ainda representantes de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.
Trata-se de um projeto que resulta de um protocolo celebrado entre o município do Sal e o Agrupamento de Escolas de Alcácer com vista à cedência de uma sala, na Escola Básica Pedro Nunes, para a criação de uma Sala de Snoezelen que havia sido ratificado em reunião de câmara de 11 de março de 2021, sendo que a sala foi concluída e entregue ao município em maio deste ano.
Vítor Proença, salientou que “para o executivo permanente, a vida saudável, as questões da saúde mental e da qualidade de vida das pessoas são fatores fundamentais, não querendo com isso dizer que a câmara municipal se queira substituir à Saúde e ao Serviço Nacional de Saúde, pois todos têm o seu espaço e devem trabalhar em conjunto em prol das populações, por mais profissionais de saúde no concelho e no Hospital do Litoral Alentejano”.
O presidente da autarquia considera que “esta Sala de Snoezelen, além da coordenação pelo recém-criado Gabinete de Psicologia do município, tem que funcionar obrigatoriamente em articulação com a saúde pública, tendo sempre como foco a melhoria da resposta que é dada às pessoas mais necessitadas de Alcácer” lembrando as “atuais gravíssimas carências do país no que concerne à resposta aos problemas de saúde mental, que são evidentes também em Alcácer do Sal”.
A Sala de Snoezelen tem máquinas que capacitam a monitorização de tensão arterial e pulsação para captação de comunicação de pessoas com patologias da fala ou expressão. É um espaço equipado com material para estimulação sensorial, um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados.
O equipamento foi originalmente criado para as várias deficiências físicas e mentais, com a estimulação sensorial a ser utilizada como promotora de relaxamento e lazer, especialmente aos que estão em processos demenciais e também, numa vertente preventiva e de alívio da dor ou facilitadora de aprendizagens ou descoberta de emoções e reações.
Atualmente, o Snoezelen é utilizado quotidianamente nos campos da reabilitação, saúde, formação e terapia ocupacional. É também utilizado em estruturas escolares e de tratamento para crianças com deficiências e autismo. Há muito pensado pela autarquia, era também desejado sobretudo pelas IPSS’s que trabalham diariamente com a deficiência psicomotora.
De salientar que já existem cerca de 35 técnicos formados para trabalhar na Sala de Snoezelen em Alcácer, sendo que o município irá desenvolver ações de formação adicionais junto de técnicos de IPSS’s do concelho, de forma a capacitá-los a trabalhar neste espaço.
A instalação desta sala foi possível depois do lançamento de um concurso para investimentos na Área dos Equipamentos Sociais no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo 2020, que permitiu poder candidatar este equipamento a fundos comunitários.
A intervenção da autarquia na sala cedida pelo Agrupamento significou um investimento na ordem dos 65 mil euros, financiado a 85% por fundos europeus, fazendo parte de um pacote de 12 milhões de euros que o município conseguiu candidatar no âmbito do quadro financeiro Portugal 2020, sendo 10 desses milhões a fundo perdido, para fazer obras em todo o concelho.