A temática da discriminação racial está de volta à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) em mais uma edição do Roteiro Antirracista, que tem arranque marcado para 21 de março, com um ato simbólico de “Ocupação Poética”, agendado para as 14h30 no átrio da escola.
A iniciativa, inaugurada em 2019 como espaço de reflexão crítica e prática para uma comunidade académica mais inclusiva, começa por evocar a poesia de autores racializados e antirracistas, justamente como forma de assinalar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março).
O evento seguinte será um debate, marcado para 29 de março, pelas 10h00, no anfiteatro da ESE/IPS, em torno de “Os média e o (anti)racismo”, que contará com os contributos de especialistas de múltiplas proveniências propondo várias abordagens sobre a forma como os meios de comunicação social reproduzem ou combatem o racismo na sociedade portuguesa. Serão oradoras Kitty Furtado, investigadora do CES-UC, Helena Vicente, doutoranda em Sociologia (ISCTE-IUL), Fatumata Bari, doutoranda em Ciências da Comunicação (ISCTE-IUL), e Joana Gorjão Henriques, jornalista no jornal “Público”.
A discussão decorre no âmbito da Semana da Comunicação Social da ESE/IPS e é seguida da exibição, pelas 15h00, do filme “Alcindo” (2021), documentário que dá conta do assassinato de Alcindo Monteiro em 1995 por um grupo de neo-nazis, numa sessão que contará com a presença do realizador, Miguel Dores. “Este é um trabalho essencial para conhecer a história do racismo e da extrema-direita portuguesa, mas também para compreender de que forma as artes audiovisuais podem contribuir para uma sociedade mais justa”, refere a organização.
O Roteiro Antirracista prolonga-se até maio com programação mensal, convocando várias áreas do saber– da Educação ao Desporto, passando pela Comunicação Social, Audiovisual e Território – para uma “reflexão conjunta sobre o (anti)racismo na sociedade portuguesa”.