Rotary Club de Palmela apoia instituições do concelho

A governadora do distrito rotário D1960, Ilda Braz, visitou o Rotary Club de Palmela, a 16 de Novembro, culminando a deslocação num jantar com 60 representantes de clubes rotários de Montijo, Loures, Lisboa (Portela, Benfica, Parque das Nações e Belém), Sesimbra, Sines, Ponta Delgada, Barreiro, Moita e Almada, no restaurante Dona Isilda.

Estiveram ainda presentes o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Palmela, Eduardo Martins, os vereadores Mário Cristóvão (PS) e Paulo Ribeiro (PSD) da Câmara Municipal de Palmela, o presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Jorge Mares, representantes do Clube Internacional de Pilotos Rotários e do Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal, entre outros.

Ilda Braz agradeceu a “calorosa recepção” e elogiou o “trabalho e motivação” do Rotary Club de Palmela de apoio à comunidade.

A governadora salientou a importância de “ter a juventude a colaborar connosco” e “recrutar jovens” de forma a “rejuvenescer os clubes” e “motivar todos os companheiros a trabalhar nos projectos” bem como “realizar eventos de angariação e fundos”.

Já Jorge Mares disse que “admiro muito o vosso trabalho e podem contar sempre com a nossa disponibilidade, sublinhando que “vivemos numa zona de excelência de vinhos, uma grande marca da nossa terra, e convido a visitar-nos e degustar os nossos produtos”, dando o exemplo do restaurante Dona Isilda, “emblemático da nossa terra, vila e freguesia de Palmela que promove os nossos sabores e vinhos”.

Pedro Cunha, presidente do Clube Rotary de Palmela, salientou “quando assumi este cargo, transmiti aos meus companheiros que a ajuda aos mais carenciados, o combate à fome e à pobreza no nosso concelho seria o meu enfoco no presente ano rotário”, lembrando que com esse intuito foi realizado a 12 de Outubro um jantar de solidariedade a favor da Casa do Gaiato de Setúbal, com mais de 100 pessoas e a participação dos rapazes da instituição, sendo doada uma verba de mil euros.

“Este ano rotário, apresentámos duas candidaturas a projectos de apoio, uma da candidaturas foi à Associação Rotária Portuguesa para ajudar uma instituição do nosso concelho, o Banco Alimentar Contra a Fome que presta apoio 132 instituições de solidariedade social, o que significa que cerca de 25 mil pessoas estão a beneficiar da distribuição e confecção de alimentos, de forma gratuita e nós com este projecto estamos a contribuir para esta causa”, frisou Pedro Cunha, adiantando que o projecto está bem encaminhado.

Pedro Cunha disse ainda que a outra candidatura apresentada foi a um subsídio distrital da Fundação Rotária, que já foi aprovado, para apoiar outra instituição de solidariedade social do nosso concelho, o Centro Social de Palmela, com 44 anos de actividade e que presta apoio em várias áreas, nomeadamente berçário, cresce, cresce familiar, pré-escolar, ATL, lar de infância e juventude para crianças em risco, aconselhamento parental, espaço de psicologia e iniciativas com juventude.

“Esta instituição tem cerca de 300 crianças e 77 trabalhadores, divididos entre Palmela e o polo do Poceirão, com nova direcção desde 3 de Maio deste ano, cuja principal missão é salvar o centro face à situação financeira calamitosa em que se encontra”, afirma o responsável, revelando que “com o intuito de ajudar a crianças da creche no desenvolvimento e bem-estar, o projecto é no sentido de dotar o centro social de um novo parque infantil”, prevendo-se a inauguração para breve.

Pedro Cunha salientou que “estamos a trabalhar noutros projectos de apoio à nossa comunidade”, como os cabazes de Natal, com bens alimentares de primeira necessidade para “oferecer a famílias mais carenciadas do concelho e identificadas pela Igreja de Palmela”.

De salientar que a governadora além de uma reunião de trabalho com a direcção do Rotary Club de Palmela, visitou o Centro Social de Palmela, liderado por Carlos Sousa, e encontrou-se com o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro.