Rota do Pitéu dá a provar petiscos setubalenses

A 4.ª edição da Rota do Pitéu percorre 23 casas de petiscos, entre os dias 7 e 23 de julho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal para a promoção do setor da restauração.

Petiscos típicos ou inovadores, confecionados com produtos tradicionais da região, como o choco, o peixe, o mel, o azeite, as conservas, o moscatel e o queijo de Azeitão, estão à prova em 23 tascas, tabernas, petisqueiras e marisqueiras do concelho de Setúbal, que disponibilizam um petisco único durante os 16 dias do evento ao preço fixo de 3,5 euros.

A lista da oferta desta rota gastronómica, composta essencialmente por iguarias de influência regional, mas também por recriações de petiscos tradicionais portugueses, inclui bifana com molho de moscatel, croquetes, rissóis de choco, cavalas em molho thai e amêijoas à bulhão pato.

Na Avenida Luísa Todi, há os croquetes de choco da 490 Taberna STB, a caçarola de mexilhão à “marinière” do Chez Nando, o queijo de Azeitão no forno com mel e amêndoas da Petisqueira do Manel e o “Pitéu da Tasca”, composto por paté de choco, patanisca e empada de choco, molho de choco e tostas, da Tasca do Choco.

Ninho de codorna do Bardo Taberna Medieval, crepe de queijo, presunto ou ovo, acompanhado com salada do C’est Tout Balaise e as tradicionais moelas do Café Restaurante Arco Íris são propostas disponibilizadas no Bairro do Troino.

Ainda nesta zona da cidade há para provar pastéis de bacalhau caseiros na Taberna do Fernando do Jornais, lombinho no pão com queijo de Azeitão na Tasca do Galo e rodízio de tostas no Tostas & Cenas.

A poucas centenas de metros do Troino, defronte dos jardins do Convento de Jesus, o Arroba Check.In propõe uma bruschetta de Azeitão composta por presunto e queijo de Azeitão.

Na Baixa da cidade, também há muitas iguarias para provar, a começar pela bifana com molho de moscatel do Moscatel de Setúbal Experience, na Praça de Bocage, e pelas cavalas em molho thai na Daniela Gourmet, na Rua Antão Girão, enquanto no Largo da Ribeira Velha a Taberna do Largo convida a provar a “meia bem feita”, pitéu composto por grão, bacalhau e ovo.

Próximo da Baixa, a Tostaria do Bairro, no Bairro Salgado, propõe uma fusão entre a terra e o mar, com cogumelos recheados com sardinha.

Na frente ribeirinha, o Ora H, junto da Docapesca, propõe salada de ovas de choco e o Terraço do Mercado, no primeiro piso do Mercado do Livramento, apresenta febras trinchadas.

Mais afastados do centro, o Porta 165, no Bairro do Viso, tem cuscuz com camarão, laranja e moscatel e a Tas’ka Moka, em Vale do Cobro, convida a degustar ovos rotos à setubalense, enquanto o Florida Cervejaria propõe pica-pau de choco frito.

A freguesia de Azeitão junta-se a este roteiro de sabores com os caracóis do Café Rossio, em Vila Nogueira, e da Casa Janica, em Brejos de Azeitão, onde a Petisqueira Brandão sugere amêijoas à bulhão pato.