Rastreios gratuitos assinalam Dia Mundial da Sida em Setúbal

Uma unidade móvel estacionada na avenida Luísa Todi, em Setúbal, vai realizar, a 1 de dezembro, rastreios e diagnósticos precoce do VIH, como forma de assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.

A iniciativa, promovida gratuitamente pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, decorre entre as 10h00 e as 16h00, com a ação a garantir total confidencialidade e anonimato dos utentes.

Sob o lema que relembra à população que o VIH/Sida “Ainda Não Acabou”, a ação está também aberta à população migrante, promovendo um espaço seguro e confiável para a sessão de rastreio, que inclui apoio e aconselhamento sobre o VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis.

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida, assinalado todos os anos a 1 de dezembro, pretende sensibilizar para resposta global à doença, vencer o estigma e a discriminação que impedem as pessoas que vivem com VIH de procurar serviços de rastreios e tratamentos e encorajar os decisores políticos a garantir recursos e vontade política para promover o rastreio, o tratamento, a adesão terapêutica, a informação e a literacia em saúde.