
O projecto de conservação do Chafariz D. Maria I, em Palmela, já está concluído e assim a obra pode avançar.
Saliente-se que algumas peças da especialidade encontram-se em análise, para subsequente aprovação pela Direção Geral do Património.
Sendo o Chafariz D. Maria I um monumento classificado, qualquer intervenção a realizar, ainda que superficial (como pintura ou conservação das cantarias dos tanques) necessita de projecto específico, elaborado por especialistas em conservação /restauro.
O projecto, que custou cerca de 11 mil euros, define a técnica e materiais a utilizar nas obras de conservação.
Recorde-se que o objetivo é intervir neste monumento ao nível dos paramentos, reboco e pintura, tratamento dos dois tanques laterais (incluindo a sua limpeza, impermeabilização e reposição de drenagem) e tratamento dos elementos em pedra dos tanques.