Presidente da Câmara de Palmela defende Navegante gratuito até aos 18 anos

O presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, defendeu, em sede de Conselho Metropolitano de Lisboa, “a urgência de garantir a gratuitidade” do Passe Navegante até aos 18 anos.

A medida, segundo o autarca vai ao encontro da escolaridade obrigatória bem como da transferência de competências da Administração Central para os municípios, na área da Educação, que colocou, também, o ensino secundário sob responsabilidade municipal.

O edil considera que “esta medida teria um impacto muito positivo, como incentivo ao prosseguimento dos estudos e poupança das famílias, mas, também, no âmbito da mudança paradigmática que se pretende operar ao nível da sustentabilidade ambiental, considerando que os jovens continuam a ser os principais utilizadores da Carris Metropolitana nos seus movimento pendulares, para estudar, aceder a serviços, cultura e lazer e interagir com o mercado de trabalho”.

Álvaro Balseiro Amaro sublinhou que “os municípios devem desafiar o Governo a ter esta visão e aumentar a sua comparticipação no Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), sendo que os Municípios, que já investem fortemente na rede metropolitana de transporte público rodoviário e no Passe Navegante, estariam, naturalmente, dispostos a aumentar, também, a sua comparticipação, a fim de garantir este apoio às famílias”.

“Num momento em que se perspetiva a realização de uma nova cimeira entre as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, esta seria uma importante medida a tomar e a disseminar no país, para maior coesão social e territorial”, conclui.