Litoral Alentejano

“Portugal a Dançar” passou por Alcácer do Sal

Angel Costa, da Associação Inspira Atitude, de Palmela, foi a vencedora da etapa do concurso “Portugal a Dançar” que decorreu de 13 a 15 de maio, no Pavilhão Municipal dos Desportos de Alcácer do Sal.


“Muitos parabéns à Angel Gomes pelo merecido prémio que reflete o seu esforço e espírito trabalhador que a caracteriza”, refere a Associação Inspira Atitude, adiantando que “o reconhecimento das suas qualidades e capacidades por parte de grandes nomes de referência no paradigma da dança em Portugal, foi para nós recebido com orgulho e será utilizado como reforço de motivação para continuar a trabalhar mais e sempre melhor, acreditamos que estamos no caminho certo”.


A vencedora da competição garantiu um lugar na grande Final Nacional, juntamente com a Maria Ana Pereira (2.ª classificada), de Alcácer do Sal, e a Natasha Stansell (3.ª classificada).


O evento recebeu participantes de diversos locais e nacionalidades que competiram por um lugar na final que decorrerá a 4 de dezembro em local a anunciar.


No dia 13 de maio aconteceu a primeira eliminatória, com os dançarinos eleitos a passarem para a eliminatória intermédia que aconteceu no sábado, dia 14 de maio. Neste dia existiram também workshops gratuitos no Pavilhão Municipal dos Desportos, realizados por membros do júri nacional: Fábio Krayze (dança afrohouse), Francisca (dança contemporânea) e Kritika Thakur (dança de Bollywood). O júri local foi formado pela vereadora da Educação, Ação Social e Desporto da autarquia, Vera Letras, e pela professora Joana Barbosa.


A maior competição de dança, “Portugal a Dançar” contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, a vereadora Vera Letras, membros da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana e também um dos patrocinadores do evento, José Godinho, da JG Serviços Equestres & Eventos – Centro Hípico Quinta Das Mouras. Os restantes patrocinadores foram a Imagine Surf School e 7Scape. Em conjunto ofereceram um pack de experiências aos primeiros três classificados.


Esta competição inédita, criada originalmente em Portugal percorre 15 localidades do país, de norte a sul, entre as quais, Miranda do Douro, Valença, Tondela, Mealhada, Castelo Branco, Oeiras, Benavente, Setúbal, Alcácer do Sal, Estremoz e Portimão. A tem em preparação uma convenção na Califórnia (EUA) para promover o talento dos bailarinos portugueses que residem nos Estados Unidos. Para além da competição, este festival abrange ainda a vertente educativa, com a realização de vários workshops de dança gratuitos e a componente de espetáculo.


Ao longo de três meses, a organização que tem como júris vários dos mais conceituados bailarinos e coreógrafos nacionais, espera envolver vários milhares de participantes e transformar cada uma das localidades envolvidas na capital nacional da Dança.


Esta é uma competição com inscrição gratuita, aberta a todas as idades, a todos os estilos de dança e que permite competir a solo, par ou grupo.
O vencedor do “Portugal a Dançar”, além dos prémios a anunciar na final, terá também a oportunidade de apresentar a coreografia vencedora em um dos congressos de dança promovidos pelo Conselho Internacional de Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).


Os vencedores de cada uma das competições locais, tornam-se também embaixadores do talento nacional, da sua região, da mensagem “Dança por uma Causa”, bem como dos parceiros do concurso.

admin

Recent Posts

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

13 horas ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

14 horas ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

14 horas ago

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

1 dia ago

Politécnico de Setúbal e universidade húngara MATE reforçam parceria através de protocolo

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a Universidade Húngara de Agricultura e Ciências da…

1 dia ago

Odemira aposta no bem-estar animal

O município de Odemira, a Associação Milpatas e a Associação Quinta do Porto Sobreiro celebraram…

2 dias ago