“Portugal a Dançar” passou por Alcácer do Sal

Angel Costa, da Associação Inspira Atitude, de Palmela, foi a vencedora da etapa do concurso “Portugal a Dançar” que decorreu de 13 a 15 de maio, no Pavilhão Municipal dos Desportos de Alcácer do Sal.


“Muitos parabéns à Angel Gomes pelo merecido prémio que reflete o seu esforço e espírito trabalhador que a caracteriza”, refere a Associação Inspira Atitude, adiantando que “o reconhecimento das suas qualidades e capacidades por parte de grandes nomes de referência no paradigma da dança em Portugal, foi para nós recebido com orgulho e será utilizado como reforço de motivação para continuar a trabalhar mais e sempre melhor, acreditamos que estamos no caminho certo”.


A vencedora da competição garantiu um lugar na grande Final Nacional, juntamente com a Maria Ana Pereira (2.ª classificada), de Alcácer do Sal, e a Natasha Stansell (3.ª classificada).


O evento recebeu participantes de diversos locais e nacionalidades que competiram por um lugar na final que decorrerá a 4 de dezembro em local a anunciar.


No dia 13 de maio aconteceu a primeira eliminatória, com os dançarinos eleitos a passarem para a eliminatória intermédia que aconteceu no sábado, dia 14 de maio. Neste dia existiram também workshops gratuitos no Pavilhão Municipal dos Desportos, realizados por membros do júri nacional: Fábio Krayze (dança afrohouse), Francisca (dança contemporânea) e Kritika Thakur (dança de Bollywood). O júri local foi formado pela vereadora da Educação, Ação Social e Desporto da autarquia, Vera Letras, e pela professora Joana Barbosa.


A maior competição de dança, “Portugal a Dançar” contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, a vereadora Vera Letras, membros da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana e também um dos patrocinadores do evento, José Godinho, da JG Serviços Equestres & Eventos – Centro Hípico Quinta Das Mouras. Os restantes patrocinadores foram a Imagine Surf School e 7Scape. Em conjunto ofereceram um pack de experiências aos primeiros três classificados.


Esta competição inédita, criada originalmente em Portugal percorre 15 localidades do país, de norte a sul, entre as quais, Miranda do Douro, Valença, Tondela, Mealhada, Castelo Branco, Oeiras, Benavente, Setúbal, Alcácer do Sal, Estremoz e Portimão. A tem em preparação uma convenção na Califórnia (EUA) para promover o talento dos bailarinos portugueses que residem nos Estados Unidos. Para além da competição, este festival abrange ainda a vertente educativa, com a realização de vários workshops de dança gratuitos e a componente de espetáculo.


Ao longo de três meses, a organização que tem como júris vários dos mais conceituados bailarinos e coreógrafos nacionais, espera envolver vários milhares de participantes e transformar cada uma das localidades envolvidas na capital nacional da Dança.


Esta é uma competição com inscrição gratuita, aberta a todas as idades, a todos os estilos de dança e que permite competir a solo, par ou grupo.
O vencedor do “Portugal a Dançar”, além dos prémios a anunciar na final, terá também a oportunidade de apresentar a coreografia vencedora em um dos congressos de dança promovidos pelo Conselho Internacional de Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).


Os vencedores de cada uma das competições locais, tornam-se também embaixadores do talento nacional, da sua região, da mensagem “Dança por uma Causa”, bem como dos parceiros do concurso.