Porto de Sines: Terminal de GNL com recorde de navios

O Terminal de GNL (gás natural) de Sines recebeu nos primeiros três meses deste ano doze metaneiros, do tipo convencional, o que constitui um novo recorde trimestral.

As operações efectuadas foram todas de descarga, sendo o gás natural destinado à regaseificação para a Rede Nacional de Transporte de Gás Natural, operada pela REN. Esta rede assegura o encaminhamento do gás natural desde os pontos de entrada no gasoduto até aos pontos de saída, os quais abastecem as redes de distribuição e os clientes ligados directamente à alta pressão.

O Terminal de Sines é pelas suas características, localização e eficiência operacional, uma peça estruturante no garante da segurança de abastecimento, tanto para Portugal como para a Europa.

O porto de Sines pode ser a porta de entrada das exportações da Argentina para o mercado da União Europeia, defendeu recentemente o primeiro-ministro português, António Costa, numa visita àquele país. Falando no encerramento do Fórum de Negócios entre Portugal e a Argentina, António Costa afirmou registar uma nova dinâmica nas relações comerciais luso-argentinas que podem avançar para novos patamares, dando como exemplo a questão dos portos.

“Portugal tem infraestruturas portuárias para a entrada de produtos argentinos no mercado europeu. Considero que o porto de Sines pode ser a porta de entrada para as exportações argentinas, numa altura em que os portos do Norte da Europa se encontram sobrelotados“, realçou António Costa.

O primeiro-ministro apontou também que os portos portugueses são os que se encontram mais próximos da Argentina em termos de distância.

“Temos o melhor porto da fachada atlântica para acolher os ‘superpanamax’: Sines”, concluiu.


Portas abertas à comunidade

No ano em que comemora o seu 40º aniversário, a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, voltou a promover mais uma edição do Dia do Porto de Sines, no passado dia 19 de Junho. Os cerca de 140 visitantes foram recebidos no auditório da APS, onde o presidente, José Luís Cacho, realçou o progresso contínuo do porto, ao longo dos seus 40 anos de existência. Esta sessão contou ainda com um momento dedicado à entrega de prémios aos alunos autores das melhores fotografias, no âmbito do Concurso de Fotografia promovido pela APS em parceria com o AES – Agrupamento de Escolas de Sines, para comemoração do Dia Mundial da Criança. No dia em que o porto é aberto à comunidade, os visitantes tiveram oportunidade de conhecer de perto os terminais portuários, bem como o Quartel de Bombeiros da APS e o Centro de Controlo de Tráfego. À semelhança das edições anteriores, e por forma a enriquecer o programa das actividades, os visitantes puderam observar o porto e a cidade de uma perspectiva diferente, através de um passeio de lancha ao largo da baía de Sines.