Porto de Setúbal encerra celebrações do centenário com lançamento de livro e parceria com Ermelinda de Freitas

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, encerrou a 18 de dezembro, as celebrações do seu centenário, assinalando a data com vários eventos comemorativos, com destaque para a colocação de 1.200 garrafas de vinhos Casa Ermelinda Freitas no fundo do estuário do Sado para estágio e o lançamento do livro do historiador setubalense Diogo Ferreira.

Foram colocadas no leito da doca de recreio das Fontaínhas do porto de Setúbal, 1.200 garrafas de vinho numa parceria com a Casa Ermelinda Freitas. O vinho “Porto de Setúbal Centenarium – Edição Especial” tem a assinatura do enólogo Jaime Quendera e ficará em estágio a uma profundidade, entre três a cinco metros, e dentro de um ano será resgatado e oferecido a todos os colaboradores e parceiros da APSS.

Foi ainda lançado o livro “Junta Autónoma das Obras do Porto e da Barra de Setúbal e do Rio Sado – Da fundação à inauguração das modernas infraestruturas portuárias (1923-1934), do historiador Diogo Ferreira e que faz parte do IV Volume dos Cadernos do Arquivo do Porto de Setúbal. Esta obra resulta de um trabalho conjunto na divulgação do património portuário, na promoção do conhecimento, na preservação e valorização do legado histórico das administrações portuárias de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.

Carlos Correia, presidente da APSS, disse que “estamos a encerrar um ano de celebração do centenário do nosso porto, que envolveu a realização de uma grande variedade de ações direcionadas para um público tradicionalmente pouco conhecedor das realidades e importância do porto para a cidade, para a região e para a população”, onde participaram cerca de 50 mil pessoas, adiantando que “este ano de comemorações coincidiu, também, com o avanço e desenvolvimento de um conjunto de projetos inseridos nesta aposta de modernidade, que tem em conta a forte ligação à cidade e à sua baía”.

Destaque para a estratégia Hub2Green, que visa transformar o porto de Setúbal num hub económico de desenvolvimento sustentável e que tem vindo a aumentar a atratividade do porto. Esta estratégica tem sido decisiva para a localização em Setúbal de investimentos industriais privados no valor de três mil milhões de euros em áreas como os biocombustíveis, eólicas offshore, bioindústria, reparação naval sustentável, entre outros.

Ainda no âmbito desta estratégia, que está assente em quatro opções estratégicas: descarbonização, infraestruturas verdes e resilientes, digitalização e inovação e comunidades sustentáveis, o porto de Setúbal está a desenvolver vários investimentos, como o projeto Rail2Green de eletrificação do last mile ferroviário; o projeto On-Shore Power Supply; o Energy2Green para a criação de uma comunidade de energia renovável; a expansão do Cais e Área de Parqueamento do Terminal Ro-Ro; o projeto TGM – Terminal Green Multimodal; o lançamento de uma concessão até 2025 para o TMM – Terminal Multiusos da Mitrena; a construção do Terminal Wind2Sea, a criação do Port Tech Cluster de Setúbal, entre outros.

Em ano de centenário, os resultados alcançados pelo porto de Setúbal também são de realçar, apesar da instabilidade política e do abrandamento da economia europeia e mundial. Em 2023, o porto de Setúbal movimentou cerca de 6,3 milhões de toneladas de mercadorias, o que significou um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior. De salientar a manutenção do posicionamento de Setúbal como porto maioritariamente exportador, com mais de 56% de carga exportada, o que significou um crescimento de 4,2% em relação a 2022. Neste crescimento importa destacar a carga ro-ro (+6%) com quase 300 mil viaturas movimentadas. Ao nível da carga fracionada, o aumento foi de 6,5%, com mais de 1,3 milhões de toneladas movimentadas, e que foi sustentado pela produção industrial localizada na região da península de Setúbal.