Distrito

Politécnico de Setúbal lança 1ª pedra das residências de estudantes de Sines e do Barreiro

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai lançar as primeiras pedras das suas futuras residências de estudantes nas cidades de Sines e do Barreiro, em duas cerimónias que contarão com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.

Em Sines, o evento está agendado para segunda-feira, dia 8 de janeiro, a partir das 15h00, no Loteamento Municipal Residência de Estudante, junto à Escola Secundária Poeta Al Berto, em Sines.


No dia 9 de janeiro, cabe à cidade do Barreiro receber a comitiva ministerial, no âmbito de uma visita institucional com início pelas 15h00, na Avenida da Escola dos Fuzileiros Navais, e que se prolonga, a partir das 16h00, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), para uma sessão de apresentação do projeto da nova residência e de outros atualmente em curso, designadamente a ampliação e remodelação da residência de estudantes de Setúbal e a construção de um edifício próprio para Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), no campus de Setúbal.

Ambas as cerimónias contam com a presença dos respetivos presidentes dos municípios, Nuno Mascarenhas e Frederico Rosa, bem como de outras individualidades representativas das comunidades académica e local.

Com capacidade para 47 e 50 camas, respetivamente, as futuras residências de estudantes do IPS em Sines e no Barreiro vão ser edificadas em terrenos cedidos pelas respetivas câmaras municipais, num investimento que surge enquadrado no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e com financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em Sines, o futuro equipamento visa a criação de condições para a instalação de uma escola superior do IPS naquele concelho como fator essencial para a fixação de estudantes oriundos de outras localizações, nacionais e internacionais, procurando igualmente dar resposta aos estudantes que atualmente frequentam, em Sines, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) ministrados pelo IPS. O investimento total previsto é de cerca de 2,65 milhões de euros.

No Barreiro, a nova construção pretende responder a necessidades identificadas ao nível do alojamento para estudantes e investigadores da ESTBarreiro/IPS, num investimento total estimado de cerca de 3,6 milhões de euros.

As obras têm arranque previsto para o próximo mês de fevereiro, com um prazo de execução de nove meses.

admin

Recent Posts

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

4 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

12 horas ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

1 dia ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

1 dia ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

1 dia ago

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

2 dias ago