Setúbal

Politécnico de Setúbal dá importante contributo para livro pioneiro sobre Terapia da Fala

A Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF) lançou o “Compendium de Terapia da Fala: Avaliar e Intervir com Evidência”, primeira obra em português europeu de informação científica para suporte à decisão e prática clínica em Terapia da Fala e que conta com os contributos de nove docentes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Considerado um recurso precioso para uma avaliação e intervenção rigorosas, assentes na evidência científica disponível, o livro recém-lançado, no âmbito do III Congresso Internacional da SPTF, resulta dos contributos de cerca de uma centena de terapeutas da fala, entre autores, colaboradores, revisores e editores.

Membros do Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), os docentes do IPS envolvidos participam nesta obra, quer no trabalho de edição, quer enquanto coautores das 15 secções que abordam as diferentes áreas de avaliação e intervenção em Terapia da Fala, nomeadamente audição, fluência, motricidade orofacial, fala, fonologia, linguagem na criança, linguagem no adulto (afasia), comunicação aumentativa, deglutição e voz.

Ao longo de cerca de 1500 páginas, a obra oferece ainda um conjunto vasto de casos clínicos que podem guiar o leitor no processo clínico, contribuindo para a aplicação do conhecimento, desenvolvimento do raciocínio clínico e processo de tomada de decisão.

O novo livro é considerado uma ferramenta essencial para os estudantes de Terapia da Fala, terapeutas da fala, docentes de cursos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento, supervisores clínicos e investigadores desta área, bem como para todos os profissionais que se cruzam com os saberes da comunicação e da deglutição.

Da ESS/IPS participam como coeditores os docentes Dina Caetano Alves, José Fonseca e Soraia Ibrahim. Ana Paris Leal, Ângela Marina Jesus, David Nascimento, Helena Germano, Sónia Lima e Telma Pereira estão envolvidos enquanto coautores.

admin

Recent Posts

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

2 horas ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

1 dia ago

Associação Direito ao Descanso em Setúbal exigem medidas contra ruído no centro histórico da cidade

A Associação Direito ao Descanso em Setúbal critica "a lentidão da criação de um novo…

1 dia ago

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

2 dias ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

3 dias ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

3 dias ago