Politécnico de Setúbal celebra 45 anos com reflexão sobre impacto na região

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) celebra o seu 45.º aniversário na próxima segunda-feira, dia 7, com a tradicional Sessão Solene Comemorativa do Dia do IPS, que contará com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

A cerimónia, a decorrer no Auditório Nobre do campus de Setúbal, a partir das 15h00, marca oficialmente o arranque de mais um ano letivo e dá também início a um programa comemorativo que vai estender-se até julho de 2025, juntando toda a comunidade académica e os parceiros institucionais.

Será também, como já é habitual, um momento de reflexão sobre o impacto do IPS na região e desafios que se avizinham, bem como uma oportunidade de homenagear a sua comunidade académica e parceiros, com a entrega de prémios e medalhas de mérito.

Para celebrar estes 45 anos de história, o IPS conta com o contributo do historiador José Pacheco Pereira, orador convidado a quem cabe abordar o impacto do Ensino Superior Politécnico, uma conquista do Portugal democrático, no desenvolvimento económico, social e cultural das regiões, em especial na de Setúbal.

A efeméride conta também com a presença da presidente do CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Maria José Fernandes, que se junta às intervenções habituais, da presidente do IPS, Ângela Lemos, da presidente do Conselho Geral do IPS, Sandra Martinho, e do presidente da Associação Académica (AAIPS), Ivan Svac.

Ao longo da tarde, será também entregue o Prémio Carreira alumniIPS 2024, que distingue anualmente o mérito pessoal e profissional de um diplomado da instituição, bem como os títulos e distinções honoríficas que homenageiam publicamente as personalidades e entidades que, das mais variadas formas, contribuíram para o prestígio, dignificação e divulgação do IPS. 

O dia comemorativo é igualmente marcado pela inauguração, logo pelas 10h00, de um mural de arte urbana, criado com base nos contributos, memórias e vivências de membros da comunidade académica do IPS. A intervenção artística, da autoria de Ricardo Romero, ficará situada no campus de Setúbal, no edifício da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, como forma de celebrar a história, as pessoas e a identidade da instituição.