Politécnico de Setúbal acolhe estudantes europeus

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), em parceria com vários estabelecimentos congéneres de âmbito europeu e o Hospital Pediátrico D. Estefânia, vai realizar, entre 9 e 14 de Setembro, mais uma edição do Curso Internacional de Reabilitação Pediátria.

O módulo de formação, que reunirá estudantes finalistas de diferentes licenciaturas na área da Saúde, será uma oportunidade de estudo em ambiente internacional e interdisciplinar, assente na troca de experiências entre profissionais e especialistas de vários países europeus e de diferentes áreas dos cuidados de saúde, numa perspectiva de inovação e de trabalho de equipa. 

O programa intensivo, com uma duração total estimada de 81 horas, decorre nas instalações do Hospital Dona Estefânia – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHLC) ao longo dos primeiros cinco dias de formação. As apresentações de casos de estudo perante os colegas formandos e equipa de professores estão reservadas para o último dia, 14 de Setembro, nas instalações da ESS/IPS

O curso internacional, certificado com 3 créditos ECTS (European Credit Transfer System), aborda diferentes aspectos da primeira infância e desenvolvimento, diversas intervenções clínicas (áreas de queimados, cirurgia pediátrica, paralisia cerebral, ortopedia infantil e neurocirurgia pediátrica), a reabilitação em ambiente hospitalar e a inclusão posterior nos contextos da família, escola e sociedade.

Além da ESS/IPS e do hospital D. Estefânia-CHLC, integram a organização deste curso, no âmbito do consórcio europeu COHEHRE Academy, o Artevelde University College – Ghent e a University of Ghent – Rehabilitation and Physiotherapy Department (Bélgica), a Western Norway University of Applied Sciences-Bergen (Noruega) e a Oulu University of Applied Sciences (Finlândia).