Distrito

Parque Agrícola da Quinta da Princesa inaugurado no concelho do Seixal

A Câmara Municipal do Seixal vai inaugurar no dia 1 de novembro, pelas 11 horas, a primeira fase do Parque Agrícola da Quinta da Princesa, no concelho.

“De modo a criar condições para que a população do Bairro usufruísse em pleno dos terrenos para cultivo, a Câmara Municipal do Seixal adquiriu, em 2019, esta propriedade, avançou com a empreitada de execução da captação subterrânea de água para rega e requalificou todo o território, recolhendo resíduos e procedendo a desmatações”, afirma o presidente da Câmara Municipal do Seixal. Paulo Silva acrescentando que “assim estão a ser criadas as melhores condições para que, reforçando os princípios ecológicos, o território seja utilizado pela população para o cultivo”.

Nesta primeira fase, que permite a concessão de 30 talhões de cultivo, ficará já disponível no Parque um anfiteatro que se assume como uma área de confluência e socialização, mas também como um lugar onde podem ser ministradas formações aos hortelãos, atividades socioculturais, ente outros.

Com uma área de 3,16 hectares, a criação da primeira fase do Parque Agrícola implicou um investimento da autarquia superior a 280 mil euros.

Atualmente, a Rede de Hortas Urbanas conta já com quatro espaços agrícolas em funcionamento:

– Espaço Agrícola de Monte Sião que foi o primeiro núcleo hortícola de gestão municipal, inaugurado a 31 de maio de 2014, e localiza-se na Rua Mário António Sequeira do Carmo, na União das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires. Este núcleo de hortas sociais está orientado para a subsistência alimentar e destinou-se a comunidades em risco de exclusão social. Conta neste momento com 14 hortelãos.

– Espaço Agrícola do Soutelo, inaugurado a 18 de março de 2017, em Amora, que disponibiliza aos munícipes 35 talhões, 15 destinados a hortas recreativas e 20 a hortas sociais, e ainda uma área cultivada por um grupo de utentes da Unidade de Saúde Mental do Hospital Garcia de Orta – Cruz de Pau.

– Espaço Agrícola da Quinta da Trindade, no Seixal, inaugurado a 29 de setembro de 2018. A área de cultivo, num total de 5.411 m2, encontra-se distribuída por 37 talhões destinados ao cultivo e colheita de produtos agrícolas de natureza sazonal, distribuídos por 10 hortas recreativas e 27 hortas sociais. Na área destinada às respostas pedagógica e terapêutica, a manutenção é assegurada por um grupo de utentes da CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada.

– Espaço Agrícola do Alto do Moinho, na Freguesia de Corroios, conta com 3.000m2 de área para 36 hortas e disponibiliza infraestruturas tais como vedação, rede de distribuição de água, e edifício com cerca de 150m2 para arrumo de ferramentas, e 1.800m2 de área útil para cultivo.

admin

Recent Posts

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

5 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

13 horas ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

2 dias ago