Palmela disponibiliza cadeira inovadora para percursos pedestres acessíveis

O município de Palmela disponibiliza a primeira cadeira para pessoas com mobilidade reduzida destinada ao pedestrianismo existente na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do seu trabalho de promoção do Turismo Inclusivo.

A cadeira mono roda todo o terreno (modelo Joelette) que representa um investimento de cerca de 5 mil euros vai permitir a descoberta do património natural do concelho a munícipes e visitantes para os quais, até agora, estava inacessível, foi apresentado publicamente a 22 de junho, na Quinta do Piloto, em Palmela.


No concelho, estão disponíveis 10 propostas de percursos pedestres, entre pequenas rotas no Parque Natural da Arrábida, o Percurso Pedestre Jardins de Vinhas, em Fernando Pó, as quatro propostas de descoberta do Centro Histórico da vila de Palmela e ainda a Grande Rota 11, que liga os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.


A utilização do equipamento requer sempre o apoio de dois ou três ajudantes, para a circulação e para a transição do/a utilizador/a entre a sua cadeira de rodas e esta.


«Estamos muito entusiasmados com este projeto», referiu o presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, sublinhando que «é importante, na lógica do Turismo acessível, aproveitar todas as ideias que possam servir para incluir todos e não discriminar ninguém» e para, «em igualdade de direitos, todos poderem ter contacto com estes trilhos».


O presidente explicou que estão ainda em preparação o Regulamento e os Protocolos a estabelecer com duas entidades do setor do Turismo (Biotrails e The Selector Store) para a utilização da cadeira. Mas o equipamento já está disponível para cedência às empresas de animação turística, instituições sociais, agrupamentos de escolas, associações de pais e outras entidades do concelho, mediante contacto com a Divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo (212 336 668 ou turismo@cm-palmela.pt).


A apresentação incluiu uma experiência aberta a utentes das instituições sociais do concelho presentes, através de um pequeno passeio dentro da Quinta do Piloto. Anchidim Pop (“Dinu”), que foi um dos rostos da participação de Palmela na 2.ª edição do projeto “Network of Role Models”, foi uma das pessoas que tiveram a oportunidade de experimentar a cadeira, descrevendo-a como «muito segura e confortável».
Esta boa prática de Turismo Inclusivo é enquadrada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 – Reduzir as Desigualdades.