Oriente mostra-se no Parque do Bonfim em Setúbal

Danças orientais, concertos, mostras de produtos típicos, artes circenses e uma tertúlia são atrativos do Maktub Dance Festival, certame dedicado à cultura árabe a realizar entre 15 e 17 de julho, no Parque do Bonfim, em Setúbal. Trata-se de um evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, em colaboração com Catarina Branco Oriental Studio, que inclui um conjunto alargado de atividades que têm como objetivos divulgar saberes e sabores de algumas referências que constituem a cultura árabe, em particular a dança e a música, repartidos por dois palcos.

O programa inclui, no dia 15, a partir das 19h00 e nos dias 16 e 17, a partir das 16h00, uma mostra de artesanato oriental, com frutos secos e caramelizados, ervas e especiarias, marroquinaria, chás, doces e bolos árabes, vestuário casual, tatuagem henna, bijutaria, cosmética natural e vestuário de dança.

No Palco Maktub, sexta-feira, a partir das 19h00, e no sábado, com início às 18h00, realiza-se o Arabic Lounge, com música pelo DJ Dali Phil.

O programa do Maktub Dance Festival 2022 reserva, igualmente no Palco Maktub, um conjunto de performances de dança oriental. Na sexta-feira, às 20h30, há atuações das escolas de dança de Andreia Gravata e Catarina Branco Oriental Studio, que inclui a atuação de Catarina Branco, professora e bailarina profissional.

No dia 16, as performances têm início às 20h00 com Catarina Branco Oriental Studio e os convidados Gabh e Diana Costa. No domingo, a partir das 18h30, o espetáculo dinamizado por Catarina Branco e alunas é acompanhado de percussão ao vivo com João Santos.

Ainda no mesmo palco, o certame contempla dois concertos, com início às 21h30, que viajam pelas sonoridades da música árabe, na sexta-feira, com o projeto musical Abu Tammam Ensemble, e no sábado, com a atuação do grupo Dolu.

As artes circenses são outro atrativo, com espetáculos de fogo agendados para sexta-feira e sábado, a partir das 23h00.

Já o Palco do Mercado é preenchido com animação musical a cargo de Alan Asaad, na sexta-feira às 21h15 e às 22h30, no sábado às 16h30 e às 22h30 e no domingo às 17h00.

Há também uma performance de dança oriental, sábado, a partir das 17h15, dinamizada pelas alunas do Catarina Branco Oriental Studio.

No sábado, às 17h30, a Universidade Sénior de Setúbal promove a tertúlia “Conversas e Sabores”, sobre as origens da dança oriental ao sabor de chá e doçaria tradicional.

Os bilhetes, com o custo de quatro euros por pessoa, devem ser adquiridos no local.