Politécnico de Setúbal recebe 95 novos estudantes estrangeiros

 Noventa e cinco novos estudantes, provenientes de 24 países, desde África do Sul ao Vietname, começam frequentar o 2.º semestre no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), ao abrigo dos programas de cooperação internacional Erasmus+ e Santander/Cooperação com o Brasil, já na próxima segunda-feira, dia 12 de Fevereiro.

O Centro para a Internacionalização e Mobilidade (CIMOB) do IPS preparou um programa de boas-vindas com actividades desportivas, sociais e culturais, dando a conhecer Setúbal que será a sua casa ao longo dos próximos seis meses.

Os estudantes recém-chegados, 69 ao abrigo do Erasmus+ e 26 no âmbito do programa Santander/Cooperação com o Brasil, serão recebidos pela presidência do IPS e pelos responsáveis pela área internacional das suas escolas numa sessão de boas-vindas agendada para as 9h30 de segunda-feira, dia 12, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS).

Seguem-se, ao longo da manhã, sessões de esclarecimento para prestação de informação prática e académica relevante e, à noite, num registo mais informal, celebra-se o Carnaval em mais um encontro promovido pelo MeetUp Setúbal, grupo local que se dedica à organização de eventos para a integração de estrangeiros recém-chegados à cidade do Sado.

Na terça-feira, 13, é dia de visita aos castelos da região – Forte de São Filipe (Setúbal), Palmela e Sesimbra – aventura que termina na Figueirinha, uma das praias mais populares de Setúbal. Na quarta-feira, 14, sem nunca perder o mar de vista, parte-se para a montanha percorrendo a rota da “Chã dos Navegantes”, com início na Azóia e término no Porto de Sesimbra.

A 15 realizam-se visitas à Adega José Maria da Fonseca e ao Museu do Queijo de Azeitão e na sexta-feira, dia 16, decorre uma International Party no campus de Setúbal do IPS, a partir das 16h30.

No total, ao longo destes segundo semestre, vão frequentar as cinco escolas do IPS 114 estudantes de intercâmbio, já que aos novos 95 juntam-se os 19 que já se encontravam inscritos para o 1.º semestre ou que optaram por prolongar o período de estudos.