Setúbal

Oficina Lu Ban no Politécnico de Setúbal é “exemplar da colaboração sino-portuguesa”

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebeu, a 2 e 3 de novembro, o Fórum Sino-Português sobre Cooperação e Desenvolvimento no Ensino Profissional e Superior, acolhendo uma comitiva da região chinesa de Tianjin, entre representantes do Governo Popular Municipal, Comissão Municipal de Educação, Academia de Ciências da Educação e da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade.

No encontro, que decorreu a um mês do 5º aniversário da Oficina Lu Ban Portuguesa, instalada na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) numa parceria com o Governo Municipal de Tianjin, especialistas de Portugal e da China fizeram uma avaliação positiva sobre o desempenho do laboratório de indústria 4.0, reforçando os principais objetivos deste projeto: qualificar jovens e integrá-los num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e especializado.

O fórum, que reuniu autoridades governativas, academia e tecido empresarial de ambos os países, contou, na sessão de abertura, com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, que realçou a importância de se continuar a apostar na qualificação de jovens, mas também de haver instituições “fortes, diferenciadas e inovadoras” que apresentem opções aos futuros estudantes, sem perder de vista a ligação ao tecido empresarial e às suas necessidades.

Na sua visão para o que deve ser a internacionalização, o governante referiu a importância de um olhar mais seletivo que privilegie projetos com uma forte dimensão de ensino, que valorize “a relação com o território e com a comunidade”, utilizando essa relação para “alavancar a sua cooperação internacional”.

Ângela Lemos, presidente do IPS, salientou o facto de a parceria com a região chinesa de Tianjin, materializada nesta Oficina, permitir “o desenvolvimento e intervenção no território, tornando as empresas mais competitivas, fortalecendo as relações entre o ensino superior politécnico, com uma vertente prática e laboratorial muito forte, e as empresas da nossa região”.

Segundo a responsável, este fórum representou igualmente “um momento de compromisso na promoção de um ensino de qualidade com recurso a novas tecnologias e a recursos altamente sofisticados, fazendo da nossa parceria um espaço de formação e de procura de soluções para problemas concretos da comunidade académica e das empresas”.

Também para o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, a cooperação entre nações é uma ferramenta fundamental para o progresso e a inovação no ensino. “A presença da Oficina Lu Ban em Portugal é um testemunho vivo da partilha do conhecimento e tradição entre os nossos países. A formação profissional é uma pedra angular para o desenvolvimento económico e social, as parcerias entre instituições de ensino em Portugal e na China têm permitido a troca de conhecimento, boas práticas e tecnologias de ponta que, não só beneficia os estudantes envolvidos, como também as indústrias e a economia dos dois países”, referiu na sessão de abertura.

Da comitiva de Tianjin, o presidente da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade, Wang Weiyuan, mostrou a disponibilidade para explorar novas oportunidades de cooperação e desenvolvimento no âmbito da educação vocacional. Em Setúbal, lembrou, foram instalados 16 conjuntos de equipamentos mecânicos de ponta que funcionam como uma “plataforma para o desenvolvimento de talentos altamente qualificados”, destacado a ambição de que a “Oficina Lu Ban em Portugal se torne um projeto exemplar e pioneiro da colaboração sino-portuguesa e no contexto global das oficinas Lu Ban”, que são uma marca de renome em educação vocacional.

Para além das intervenções de docentes e investigadores sobre o modelo EPIP (Engenharia-Prática-Inovação-Projeto), utilizado para formar profissionais altamente qualificados, foi ainda assinado um memorando de cooperação futura entre a Escola Vocacional de Eletricidade e Mecânica de Tianjin e o Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil, tendo sido renovado o acordo estabelecido entre esta escola chinesa e o IPS para desenvolvimento da Oficina Lu Ban Portuguesa. Recorde-se que o documento prevê uma componente de articulação com o tecido empresarial, que vê nesta plataforma uma forma de os estudantes entrarem em contacto com equipamentos de ponta, facilitando a sua integração profissional.

admin

Recent Posts

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

4 horas ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

19 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

1 dia ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago