Oficialização da candidatura de “Grândola, Vila Morena” a Património Nacional

A cerimónia de oficialização da candidatura a Património Nacional dos documentos sonoros associados à canção “Grândola, Vila Morena”, vai realizar-se dia 29 de novembro, às 15:00, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

A oficialização da candidatura pelo município alentejano está integrada no vasto programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que será apresentado pelo presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes.

A cerimónia vai contar com as presenças da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, de representantes da associação José Afonso, do comandante Carlos Almada Contreiras, que indicou a canção “Grândola Vila Morena” como senha da operação militar “Fim do Regime”, de Paulo de Carvalho, intérprete da canção “e depois do adeus” e que integrará o programa musical das comemorações, e do ilustrador André Carrilho, que criou a imagem gráfica destas comemorações.

A ilustração de André Carrilho será uma das obras de celebração do 25 de Abril que passará a figurar em Grândola, tal como o monumento que vai ser criado por Vhils e outras obras de arte que vão ser erguidas em todas as freguesias do concelho da autoria de reputados artistas nacionais.