Litoral Alentejano

Odemira recebe 7º encontro das Cidades e Vilas Resilientes

A vila de Odemira recebe a 12 e 13 de janeiro de 2023, o 7º encontro das Cidades e Vilas Resilientes, um encontro anual que reúne técnicos e responsáveis das entidades públicas que gerem os territórios no âmbito da segurança e proteção civil e das adaptações às alterações climáticas, bem como investigadores do meio académico.

A sessão de abertura conta com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.

Em debate estarão temas como as Cidades Resilientes, a Plataforma Nacional Para a Redução do Risco de Catástrofes, a atualidade e impactos futuros das Alterações Climáticas, o novo paradigma do modelo de gestão do risco de incêndio em caso de Incêndios Extremos, o papel da Safe Communities em matérias de Proteção Civil e Segurança em Portugal, o desafio de acumulação de serviços entre Serviço Municipal de Proteção Civil e Policia Municipal, a implementação e dinâmica da Central Integrada de Operações, a implementação da Plataforma Local para a Redução do Risco de Catástrofes, o Sistemas de Aviso de Alerta de Tsunamis, gestão da inclusividade em contexto de emergência, o planeamento e preparação das Zonas de Concentração de Apoio à População ou as Unidades/Bairros Locais de Proteção Civil.

O Município de Odemira foi reconhecido pela ONU como “Cidade Resiliente” em dezembro de 2021, juntando-se aos mais de 40 Municípios que integram esta rede.

A rede de Cidades e Vilas Resilientes é orientada para a redução local do risco de catástrofes e para a resiliência das cidades, através da campanha lançada em 2010 pela Organização das Nações Unidas. Esta campanha tem como objetivo promover um levantamento prévio de riscos naturais, tecnológicos e mistos, de planeamento de vários cenários possíveis e a realização de um trabalho de sensibilização e prevenção diretamente com as comunidades, para que quando o acidente grave e/ou catástrofe acontecer, todos saibam o papel a desempenhar, e desta forma o seu impacto seja menor e a recuperação mais célere.

admin

Recent Posts

Parlamento Europeu aprova diretiva de incentivo à reparação de produtos

O Parlamento Europeu (PE) aprovou a diretiva que introduz um novo direito à reparação para…

33 minutos ago

“Em cada Rosto, Igualdade” de alunos de Palmela conquista júri do Kid´s Guernica

O trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata,…

1 hora ago

Presidente de Cabo Verde visita Sines e associação cabo-verdiana

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, visitou Sines e a sua…

1 hora ago

Câmara de Alcácer do Sal inaugura totem evocativo do 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, acompanhado dos restantes autarcas…

1 hora ago

Jaime Pinho, um dos autores de “Outro Mundo no Mesmo Lugar – A Cidade das Barracas”: “Este livro foi uma lição de vida para mim”

Jaime Pinho (professor de história), Vanessa Iglésias Amorim (antropóloga e docente da Escola Superior de…

2 horas ago

Festival Gastronómico Sesimbra é Peixe

Que existem muitas e boas razões para visitar Sesimbra, já todos sabem. Restaurantes de qualidade,…

1 dia ago