Setúbal

“Em cada Rosto, Igualdade” de alunos de Palmela conquista júri do Kid´s Guernica

O trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata, Mariana Silvestre Pereira, Maria Clara Costa Campos e Sara Cristina de Paula Lopes, do 9º ano, turma E, da Escola Básica 2/3 Hermenegildo Capelo, concelho de Palmela, conquistou o júri da 9ª edição do Kid´s Guernica, promovido pela AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal, e vai ser reproduzido em grandes dimensões.

A escolha do tema para esta edição, assentou na vontade de assinalar os 50 anos do 25 de Abril, como marco fundamental na instauração da democracia no país.

A AMRS contou com a participação de 4.969 alunos, de 27 escolas da região de Setúbal. Os 1.035 trabalhos admitidos, foram analisados pelo júri, constituído por Jorge Pé-Curto, artista plástico, Joana Tomé, ilustradora e designer gráfica e Pedro Soares, fotógrafo e membro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses na seleção das propostas.

Em consonância com as normas de participação desta edição, o júri selecionou um trabalho por escalão.

No 1º Escalão, do 2º ciclo de ensino, foi distinguido o trabalho “Feminismo””, elaborado pelas alunas Inês Gonçalves da Conceição, Maria Joana de Jesus Ferreira e Raquel Cardim d’Assunção dos 5º B, 5º C, 6º A e 6º C da Escola Básica 2/3 Pedro Nunes, concelho de Alcácer do Sal.

No 2º Escalão, do 3º ciclo de ensino, o júri escolheu “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luísa de Oliveira da Silva Prata, Mariana Silvestre Pereira, Maria Clara Costa Campos e Sara Cristina de Paula Lopes, do 9º ano, turma E, da Escola Básica 2/3 Hermenegildo Capelo, concelho de Palmela.

No 3º Escalão, do ensino secundário, foi distinguido “50 anos do 25 de Abril” elaborado pelos alunos Alice de Brito Peres, Lara Maria Baixinho Figueiredo e Maria Leonor de Sousa Ferreira, do 12º ano, turma G, da Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, concelho de Sesimbra.

Destes 3 trabalhos, o júri decidiu que, o trabalho a ser reproduzido, em tela, nas dimensões do quadro “Guernica”; (7800mmX3500mm), de Pablo Picasso, será o trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, porque “foram representados simbolicamente os valores de abril, como a Liberdade, a Democracia, a Participação e a Igualdade”, “há uma riqueza plástica e uniformidade, retomando a origem do Guernica” e “contém expressividade, originalidade e criatividade.

A escola irá trabalhar para a 4.ª fase do projeto, que se iniciará com a pintura da tela com as dimensões originais de Guernica. A finalização da tela será feita na festa de encerramento deste projeto, que se realizará no dia 24 de maio, no Parque do Serrado, no Seixal.

admin

Recent Posts

Projeto “Histórias que as Paredes Contam” com exposição na Sérvia

A paz, o pão, a habitação, a saúde e a educação são os cinco temas…

12 horas ago

“Quinta na Moagem” anima Sampaio em Sesimbra durante três dias

A "Quinta na Moagem" vai realizar-se de 17 a 19 de maio na Moagem de…

15 horas ago

“Brisas do Atlântico” regressam a Odemira a 10 de junho

O litoral do concelho de Odemira volta a receber, a 10 de junho, as “Brisas…

21 horas ago

Morreu Paulo Cardoso, bombeiro de Palmela, em exercício físico

Paulo Cardoso, de 43 anos, pertencente aos Bombeiros Voluntários de Palmela, morreu esta manhã, 15…

2 dias ago

Presidente da Câmara de Setúbal concorda com aeroporto em Alcochete

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que é também presidente da Associação…

2 dias ago

Semana Académica de Setúbal com Rosinha, Richie Campbell e Plutonio

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal (AAIPS) vai realizar a Semana Académica de…

2 dias ago