Categories: Opinião

O Estado abandonou a cultura em Setúbal?

A Direcção-Geral das Artes acaba de rejeitar a candidatura do Teatro Estúdio Fontenova para apoiar a realização da XVII Festa do Teatro de Setúbal, no valor de 25 mil euros que poderá colocar em causa as futuras edições. A notícia caiu como uma bomba, em véspera de arranque de mais uma edição de certame que tem registado um crescimento enorme nos últimos anos merecendo amplo destaque na imprensa nacional e conta com a participação de companhias de diversas regiões do país e do estrangeiro.

Já este ano tinha sido rejeitada a candidatura do Festróia pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) que levou ao cancelamento deste evento, pela primeira vez, em trinta anos.

Em ambos os certames a Câmara Municipal de Setúbal garantiu o seu apoio financeiro como patrocinador, facto que no caso do Festróia não seria suficiente para arrancar com a edição uma vez que as verbas são muito elevadas pelo que o apoio do ICA era determinante. No caso da Festa do Teatro de Setúbal, apesar do apoio da autarquia sadina poderá estar em causa as próximas edições.

Perante estas duas situações, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira exige explicações dos responsáveis pela Cultura, nomeadamente da secretaria de Estado e da Direcção-Geral das Artes. Isto porque estes dois eventos culturais dão uma projecção nacional e internacional de Setúbal e atraem milhares de pessoas, criando públicos no teatro e no cinema.

Maria das Dores Meira manifestou-se revoltada quando soube da decisão do chumbo da candidatura. “Já chega! Quando a Festa do Teatro ganha cada vez mais projeção, mais prestígio nacional e internacional, a Direcção-Geral das Artes resolve cortar um apoio que é mais do que merecido. Isto está a andar ao contrário!”, sublinhou a autarca no final da abertura oficial do certame de artes cénicas, realizada na passada semana, ao final da tarde, no Convento de Jesus.

Para a autarca é “um boicote deliberado à Cultura! É o Estado Central, não o Estado Local, como está bem explícito na Constituição, que deve apoiar as artes e as actividades culturais”, apontou Maria das Dores Meira, que, reforçou, a Câmara Municipal “financia este projecto cultural [Festival Internacional de Teatro de Setúbal] com uma fatia importante do seu orçamento destinado à promoção de eventos culturais”.

A presidente da Câmara Municipal salientou que este é “um dos maiores eventos culturais que se realizam regularmente em Setúbal e um dos mais conceituados festivais de teatro nacionais”, assumindo-se como um protagonista da estratégia cultural local, “numa ponte entre a excelência artística e a oportunidade de jovens mostrarem as suas criações”.

A autarca vai solicitar, com carácter urgente, uma reunião com o director-geral das Artes para que sejam explicados os motivos que levaram à não elegibilidade da candidatura do Teatro Estúdio Fontenova a um apoio de 25 mil euros para a organização do certame de cariz internacional. “O director vai ter de explicar porquê. Não quero pensar que sejam decisões políticas” disse.

A XVII Festa do Teatro, que decorre até 5 de Setembro, conta com a participação de companhias de vários locais do país, nomeadamente de Lisboa, Sintra, Amadora, Covilhã, Faro e Beja, mas também do estrangeiro, com representações do Brasil, da Espanha e Alemanha.

Com estas decisões por parte do Estado quem perde são as populações que deixam de ter acesso às diferentes formas culturais.

Florindo Cardoso

admin

Recent Posts

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal celebra Dia da Mãe

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal vai celebrar Dia da Mãe (5 de…

17 horas ago

Mural “Tróia. Tão perto. Tão longe! Há 16 anos a ver navios” na zona ribeirinha de Setúbal

O quinto e último mural do “Histórias que as Paredes Contam”, centrado na temática do…

17 horas ago

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

1 dia ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

1 dia ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

2 dias ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

4 dias ago