Museu Marítimo de Sesimbra candidato a Museu Europeu do Ano

O Museu Marítimo de Sesimbra é candidato a Museu Europeu do Ano, numa lista de 61 nomeados.

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de maio, às 16h00, no canal de Youtube do Fórum Europeu de Museus: https://www.youtube.com/…/UCq0Gw7fXKzG0kQUbbv…/featured

A atribuição do prémio deveria ter acontecido em maio de 2020, mas, no decurso das restrições causadas pela pandemia foi adiada para 2021.

O Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu dos Museus e também o mais prestigiado na Europa, e tem como objetivo distinguir a excelência destes equipamentos culturais.

Entre os nomeados para 2020 contam-se museus como o Museu de Herzegovina, na Bósnia, o Museu de Lodève, em França, o Museu Alemão de Espionagem, na Alemanha, a Casa Anne Frank, na Holanda, ou o Museu Histórico, na Suíça.

Atribuído pela primeira vez em 1977, o Prémio Museu Europeu do Ano distinguiu nesse ano o Ironbridge Gorge Museums Trust, no Reino Unido.
Depois de vários reconhecimentos, a nível nacional e internacional, a nomeação consiste numa enorme conquista, e orgulho, para o Museu Marítimo e para a comunidade sesimbrense.
Museu Marítimo de Sesimbra

> Vídeo de apresentação do Museu Marítimo de Sesimbra para a candidatura ao Prémio Museu Europeu do Ano:

https://youtu.be/L2tl1mYmKMEt=2

O Museu Marítimo de Sesimbra abriu ao público em 2016, na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra. Reúne um vasto espólio que dá a conhecer a ligação de Sesimbra ao mar, das quais se destaca um cepo de âncora com cinco mil anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzois e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C., as peças mais antigas deste espólio.


O seu património ligado ao mar e à pesca é fruto de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória, complementado por soluções tecnológicas, entre as quais uma viagem 3D que mostra a formação do território, um aquário virtual, onde se pode espreitar o fundo do mar de Sesimbra, e uma mesa interpretativa digital com registo de mareantes, embarcações e rotas feitas pelos homens do mar de Sesimbra.
Com três anos de funcionamento, o Museu Marítimo recebeu já uma menção honrosa e dois prémios no Prémio Museu do Ano, da Associação Portuguesa de Museologia, e foi segundo classificado no prémio IberMuseus deste ano, com o projeto Museu Fora de Portas.
O mesmo projeto recebeu também o Prémio de Mérito Social, no âmbito do Concurso Melhores Municípios Para Viver 2019. Este ano, o Museu Marítimo passou ainda a integrar a Rede das Organizações dos Museus Europeus (Network of European Museum Organizations).