Litoral Alentejano

Município de Odemira e Politécnico de Beja celebram protocolo para criação de cursos técnicos profissionais

O presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e a presidente do Instituto Politécnico de Beja (IPB), Fátima Carvalho, celebraram, a 22 de julho, um memorando de entendimento com vista à criação cursos técnicos profissionais na escola secundária da vila alentejana já no próximo ano letivo 2022/2023. O acordo foi celebrado na FACECO, no stand do IPB.


Para Hélder Guerreiro disse que “queremos muito ter o IPB em Odemira e para isso tudo faremos para que de alguma forma poder corresponder às expetativas dos nossos jovens no nosso território, criando ofertas de ensino superior” e “construir um caminho de produção de conhecimento aplicado no território e de alguma forma sirva às empresas e desenvolvimento económico e social do concelho”.


O presidente do município explicou que vão abrir vagas para os cursos técnicos profissionais (TeSP) de gestão de instituições e organizações sociais, desporto e análises laboratoriais porque “num inquérito que fizemos aos nossos jovens sentiram que deveriam ser estas as respostas”. Abrirão ainda inscrições para um pós-graduação em Turismo Sustentável, “uma área importante no concelho”.


A presidente do IPB salientou a importância deste alargamento a Odemira. “É da maior importância uma vez que fazia parte da estratégia do nosso plano de ação, sendo o concretizar de um ensino de proximidade, proporcionando formação superior nas suas terras de origem”.


Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, “a qualificação é determinante para qualquer estratégia de desenvolvimento regional e os politécnicos têm feito um trabalho inexcedível na aproximação aos territórios”.


A governante disse ainda que estes cursos têm sido “desenhados de acordo com as necessidades dos territórios, nomeadamente das entidades empregadoras”, acrescentando que têm sido disponibilizados fundos comunitários para estes cursos.

admin

Recent Posts

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal celebra Dia da Mãe

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal vai celebrar Dia da Mãe (5 de…

5 horas ago

Mural “Tróia. Tão perto. Tão longe! Há 16 anos a ver navios” na zona ribeirinha de Setúbal

O quinto e último mural do “Histórias que as Paredes Contam”, centrado na temática do…

5 horas ago

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

17 horas ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

18 horas ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

2 dias ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

3 dias ago